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Gestão financeira para restaurantes
17/08/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão Restaurante
A gestão financeira para restaurantes é de suma importância, bem como a gestão para todos os tipos de negócios. Trata-se de um dos setores de maior impacto na organização, e precisa ser realizada com atenção e eficiência, para que o estabelecimento continue crescendo e aumentando os lucros. A gestão financeira deve ser realizada por estabelecimentos de todos os nichos e tamanhos. Para negócios pequenos, ou familiares, esse setor pode ser administrado pelo proprietário ou uma pessoa de confiança. Contudo, no caso de empresas maiores, pode ser recomendável contratar uma equipe especializada para cuidar de todos os aspectos dessa gestão. Especialmente a gestão financeira para restaurantes, é necessário se atentar a vários segmentos, como as despesas de materiais, funcionários, das acomodações, enquanto se providencia um controle integral dos lucros e dos recebimentos. Existem algumas recomendações para deixar a gestão financeira mais eficiente, e alcançar os melhores resultados. De fato, cada estabelecimento conta com diferentes especificidades, mas, seguindo as orientações corretas, esse setor apresentará o melhor retorno.   Monitore o fluxo de caixa constantemente O segmento mais importante para uma gestão financeira é o fluxo de caixa do estabelecimento. É através dessas transições que se torna possível analisar os recebimentos e as despesas, e, com os relatórios, realizar previsões para os próximos meses e organizar as finanças. Especialmente a gestão financeira para restaurantes, é importante manter um controle detalhado do fluxo de caixa, por conta dos atendimentos, os lucros com o consumo de cada cliente e as despesas voltadas para ingredientes, produtos e demais equipamentos. Por isso, monitorar o fluxo de caixa é fundamental. Existem programas de computador voltados para essa prática, que podem facilitar durante o processo diário. No entanto, também é possível utilizar programas mais simples, como planilhas, e elaborar relatórios acessíveis, apenas para analisar os dados. A equipe de gestão financeira utilizará os dados do fluxo de caixa para estabelecer previsões, analisar o lucro e providenciar medidas conforme forem necessárias, como contensão de gastos e investimentos. O controle de caixa também pode ser feito indiretamente, através de notas fiscais ou lançamentos realizados no sistema do estabelecimento.   Tenha um controle do estoque Para a gestão financeira para restaurantes acontecer de forma eficiente, é preciso que haja um controle rígido do estoque do estabelecimento. Especialmente negócios voltados para o ramo alimentício, o estoque representa uma porcentagem grande dos investimentos, e precisa ser reabastecido constantemente com ingredientes frescos e dentro do prazo de validade. Um bom controle do estoque também deve ser feito pela equipe de finanças, que irá delimitar quais as compras são mais urgentes e necessárias, evitando gastos dispensáveis e economizando investimentos. Manter uma organização eficiente de todos os produtos utilizados no restaurante é essencial para reduzir os custos de compras e otimizar os lucros. É preciso ter atenção no equilíbrio do estoque, para se certificar que todos os produtos sejam utilizados e não haja desperdícios. Alimentos perecíveis devem ser substituídos com frequência, por outro lado, realizar a compra de grandes quantidades pode fazer com que haja perdas desses produtos. Não pode faltar, para não prejudicar o funcionamento do restaurante, mas se sobrar, há o risco de desperdícios. Por isso, a gestão financeira para restaurantes deve contar com o auxílio de outros setores no quesito estoque, e realizar o controle em sua totalidade para distribuir os investimentos de maneira eficiente.   Procure determinar o ticket médio Essa prática é bastante útil para mensurar o nível de satisfação do cliente, e determinar valores importantes para a gestão financeira. O ticket médio representa a quantidade média que cada cliente gasta no restaurante, em determinado período. É possível calcular esse índice através do montante de recebimentos do período estipulado, dividido pela quantidade média de clientes. Dessa forma, a gestão financeira para restaurantes é capaz de analisar os lucros obtidos do estabelecimento, além de estipular uma média de consumo do estabelecimento, determinando seu desempenho médio e quais medidas são necessárias para aumentar a produtividade. Essas informações são importantes para otimizar processos, promover estratégias para aumentar a credibilidade e controlar os lucros.   Sistemas para gestão financeira Por fim, uma gestão financeira para restaurantes precisa contar com sistemas atualizados de controle de finanças e rendimentos. Com o avanço da tecnologia, diversos programas e softwares foram desenvolvidos com o objetivo de otimizar a gestão desses setores, promovendo uma maior facilidade e praticidade na análise de resultados. Dessa forma, o restaurante pode, e deve, investir em bons sistemas de gestão, independente do tamanho de seu estabelecimento. Pequenos negócios também podem contar com softwares integrados, alguns, inclusive, com baixo valor de investimento. Esses sistemas são indispensáveis para uma boa gestão financeira, que poderá realizar o controle de todas as operações, entradas e saídas de rendimentos, contabilizar custos e determinar previsões lucrativas para longos períodos. A emissão de relatórios periódicos também é fundamental para analisar os lucros recebidos nos últimos períodos, e determinar quais medidas devem ser tomadas para fazer com que o estabelecimento cresça.   Conclusão Decerto, a gestão financeira para restaurantes é de suma importância para o estabelecimento. Nenhum negócio é capaz de se sustentar sem uma boa equipe de finanças, que cuida dos recebimentos, dos lucros e das despesas. Especialmente para comércios voltados para o ramo alimentício, é preciso se atentar a vários segmentos de atuação, custos de manutenção de ingredientes, equipamentos, funcionários e quaisquer despesas relacionadas ao negócio. Por isso, existem algumas recomendações que podem tornar a gestão financeira muito mais produtiva e eficiente. Acompanhar o fluxo de caixa é um dos itens fundamentais, pois se trata das operações que permitem a entrada de lucros. Cuidar do estoque é essencial para restaurantes, evitando gastos dispensáveis com produtos e evitando o desperdício de eventuais alimentos que foram comprados em grandes quantidades, realizando a manutenção do equilíbrio dos estoques e otimizando essas despesas. Além do controle interno, possuir uma administração dos clientes e do consumo médio também permite que a equipe financeira possa analisar dados informativos e estabelecer as melhores estratégias de atendimento. A gestão financeira para restaurantes é um setor que impacta todos os outros segmentos do negócio, e deve ser administrada de maneira eficiente e precisa.  
Foto DRE: entenda sua importância para restaurantes
DRE: entenda sua importância para restaurantes
30/07/2020 | Ícone Tag   Tecnologia Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão Restaurante
Para as pessoas que não estão inseridas no ambiente contábil, a sigla DRE pode parecer estranha, mas se refere a uma atividade de extrema importância para qualquer tipo de estabelecimento, inclusive restaurantes.  Antes de entender a importância do DRE, é preciso compreender, de fato, o que é e o que significativa para os setores administrativos e financeiros de uma empresa. Em seguida, ficará mais fácil de analisar sua relevância e porque você precisa investir em uma boa equipa contábil para a realização desse documento.   O que é DRE DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício. É uma sigla bastante comum entre os contadores, e representa um documento imprescindível para toda organização que trabalha no comércio. De forma resumida, o DRE representa um resumo, em forma de relatório, que abrange todas as operações realizadas pela empresa. Nesse documento constam as transições financeiras, contas de receita, despesas, gastos de todos os tipos, investimentos e previsões. A partir deste relatório, é possível analisar os lucros da empresa, quais as espécies de gastos que ela teve ao longo do período abrangido, e, com esses resultados, traçar novos planos e metas visando o aumento da lucratividade e da produção. O DRE pode ser feito em qualquer período de tempo desejado. Usualmente, ele é elaborado anualmente, para fins legais, e consta todas as operações realizadas pela empresa no período de um ano. Contudo, também pode ser feito mensalmente, com finalidades administrativas, ou até mesmo semanalmente, de maneira simplificada, para que sejam relatados os gastos e recebimentos, a fim de controle. Esse documento necessita de uma estruturação oficial para ser apresentado, e deve constar tanto as receitas líquidas, as receitas brutas, as deduções de impostos, as despesas diversas e todos os tipos de custos que a organização veio a ter durante o período. Não é incomum que as empresas contratem uma equipe contábil especializada unicamente para traçar o DRE, tamanha sua importância.   Por que devo fazer o DRE do meu restaurante Esse relatório pode parecer necessário apenas para grandes empresas e organizações, mas sua importância se estende para todos os tipos de comércio, inclusive restaurantes. Independentemente do tamanho ou do ramo do negócio, ter um controle sobre a lucratividade e elaborar relatórios periódicos sobre a produtividade é essencial para qualquer tipo de empresa, além de ser um pilar fundamental do setor financeiro, que poderá trabalhar e se organizar corretamente a partir dos dados informados no DRE. Além de ser uma ferramenta de extrema importância para o controle financeiro do estabelecimento, a Demonstração de Resultado do Exercício também é um documento obrigatório para todas as empresas, e deve ser apresentado anualmente, contendo receitas, despesas e deduções de impostos. Se tratando de um relatório obrigatório, aderir a prática de elaborá-lo em períodos menores também é benéfico para facilitar a reunião dessas informações. Com o DRE, o proprietário adquire uma visão geral dos resultados financeiros do seu negócio, e pode estudar novas possibilidades de investimentos, ampliações e estratégias de vendas a partir dos lucros obtidos no período de tempo estudado. Esse documento deve ser feito por todos os negócios, inclusive em restaurantes, que trabalham com um fluxo tão grande de receitas e despesas.   Como fazer o DRE do meu restaurante Geralmente, uma equipe especializada de contabilidade é encarregada de elaborar o DRE, mas é importante que você conheça o processo e não se sinta perdido no momento de analisar os resultados. Esse documento considera todas as operações da empresa, sejam despesas ou receitas. No caso de negócios do ramo de alimentação, especialmente restaurantes, é preciso dividir as operações em três categorias diferentes, que influenciam na elaboração do relatório, por serem as atividades principais do estabelecimento. A venda de alimentos e bebidas resume uma receita bruta. A produção de alimentos e bebidas, no caso que são efetivamente preparados no restaurante, integram outra categoria, por envolverem o custo da matéria-prima durante o preparo. E, por fim, as despesas com o trabalho, onde se considera a equipe de vendas no salão, como garçons e atendentes, e a equipe de produção, que trabalha na produção. A receita bruta é o primeiro item a ser considerado, por envolver as vendas efetivas no período de tempo específico analisado. Após isso, é preciso considerar as deduções dos impostos obrigatórios, antes de apresentar a receita líquida. Com a receita líquida definida, desconta-se as despesas e custos diversos que o estabelecimento possui, chegando ao lucro bruto. Para alcançar o lucro operacional líquido, desconta-se do lucro bruto as eventuais despesas operacionais e administrativas. Toda a operação é complexa e envolve a análise de diversos relatórios, operações de fluxo de caixa e estudo de todos os procedimentos realizados. Contudo, os resultados obtidos são extremamente importantes para a administração da empresa.   Conclusão A Demonstração de Resultados do Exercício é um documento de extrema importância para qualquer empresa, pois reúne as principais informações sobre as operações realizadas, todas as receitas, as despesas, as deduções e os custos. Através desse relatório, o proprietário é capaz de ter uma visão clara da situação financeira do seu negócio, e, a partir dessas informações, traçar novos planos de ação, em busca de aumentar a produtividade e a lucratividade. O DRE é um documento obrigatório, e precisa ser apresentado anualmente. Contudo, também pode ser elaborado em menos períodos de tempo, a cada mês ou quinzena, de forma mais simples que o documento completo, apenas para oferecer controle da situação financeira do estabelecimento. Especialmente para restaurantes, o DRE pode ser dividido em três categorias, que se referem aos produtos vendidos, os produtos fabricados no próprio estabelecimento e as despesas referentes aos funcionários. Ter o controle desses segmentos da área financeira do restaurante é essencial para poder investir no momento certo, saber quanto lucro está entrando nos caixas e o que pode ser feito para melhorar os recebimentos. Dessa forma, o DRE é de suma importância para restaurantes, e todos os tipos de empreendimentos, sendo realizado, costumeiramente, por uma equipe contábil especializada, que fornecerá um relatório completo e todas as informações necessárias. E então, gostou do post de hoje? Deixe nos comentários abaixo. Até a próxima.  
Foto Conheça os principais indicadores de produtividade em um restaurante
Conheça os principais indicadores de produtividade em um restaurante
02/07/2020 | Ícone Tag   Tecnologia Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão Restaurante
A cada ano, muitos restaurantes fecham suas portas, principalmente porque não conseguem o equilíbrio econômico correto entre margem e folha de pagamento, preço de custo, etc. Manter o curso, quando você é dono de restaurante, na verdade exige uma medição regular da "saúde" da sua atividade. Você precisa tentar avaliar vários fatores para entender o que funciona no seu restaurante e como melhorar a saúde do seu negócio. E no post de hoje trouxemos os principais indicadores de produtividade em um restaurante que todo proprietário deve saber mensurar e acompanhar regularmente. Confira:   Analise o sucesso do seu restaurante por meio de indicadores de produtividade Melhorar a eficiência do seu restaurante e aumentar a lucratividade depende de várias operações e diferentes fatores de custo e canais de receita. Portanto, fazer uma alteração não melhorará repentinamente sua eficiência operacional e aumentará suas margens. Ao rastrear os principais indicadores de desempenho do restaurante e medi-los regularmente, você pode detectar as brechas e identificar áreas que exigem melhorias. Há muitos fatores que devem ser levados em consideração ao avaliar o desempenho do seu negócio de restaurante. Alguns dos principais indicadores de desempenho são:   Custo de bens vendidos Porcentagem de Custo de Alimentos Custo primário Lucro bruto Taxa de rotatividade de funcionários   Custo das mercadorias vendidas Um dos mais importantes indicadores de produtividade em um restaurante, refere-se ao custo incorrido para criar todos os itens alimentares que você vende para seus clientes. Tudo o que você precisa fazer é acompanhar seus níveis de inventário no início e no final de um período de tempo específico e todas as compras adicionais. Ao negociar taxas melhores com seus fornecedores ou comprar ingredientes locais e sazonais, você pode aumentar suas margens de lucro. Como calcular o custo dos produtos vendidos: Custo das mercadorias vendidas = estoque inicial + estoque comprado - estoque final   Porcentagem de Custo de Alimentos O próximo da lista de indicadores-chaves de desempenho de restaurantes é Porcentagem de custo de alimentos. É a diferença entre o custo de criar um prato (o custo de todos os ingredientes em um prato) e o preço de venda deste. Isso significa que você precisa manter informações atualizadas sobre o dinheiro gasto em cada item do seu menu. Um restaurante lucrativo normalmente gera um custo de comida entre 28% e 35%, embora dependa de vários fatores, como a exclusividade do prato, o tipo de restaurante e as expectativas dos clientes. Para grandes redes de franquias, como Subway e McDonald's, o custo dos alimentos é geralmente menor devido à compra a granel. Como calcular a porcentagem de custo dos alimentos: Porcentagem de custo de alimentos = Custo de alimentos / Vendas totais Custo Principal Custo Primário é o total de custos de mão-de-obra (assalariado, horário, semanal, etc.) e custo dos produtos vendidos. É um importante indicador de desempenho importante para restaurantes, pois, após o custo dos alimentos, a segunda maior fonte de despesa é a sua equipe. Você pode reduzir o custo de alimentos, reduzindo assim as despesas gerais, mas é provável que o motivo da perda de dinheiro com alimentos seja devido à sua equipe ineficiente. No entanto, a boa notícia é que você pode controlar seu custo principal gerenciando a mão-de-obra com cuidado e investindo em tecnologia de restaurante que suporta operações simplificadas por meio da automação. Como calcular o custo principal Custo Principal = Custo da Mão de Obra + Custo dos Produtos Vendidos. Encontre seus custos relacionados ao trabalho, incluindo salários, por hora, semanalmente e outros. Agora, adicione a soma dos seus custos trabalhistas e do custo dos produtos vendidos para chegar ao custo principal do seu restaurante. Lucro Bruto É o lucro que um restaurante obtém após levar em consideração o custo dos produtos vendidos. O lucro bruto constitui o dinheiro destinado ao reembolso de despesas e lucros fixos. Como calcular o lucro bruto: Lucro bruto = Vendas totais - Custo dos produtos vendidos Deduzir o custo total dos produtos vendidos durante um período específico da sua receita total (dinheiro ganho com a venda de alimentos, bebidas e mercadorias) para obter lucro bruto.   Taxa de rotatividade de funcionários Outra métrica importante a ser levada em consideração ao rastrear os principais indicadores de desempenho do restaurante é a taxa de rotatividade de funcionários. É a porcentagem de funcionários que sai que precisa ser substituída em um determinado período de tempo. Juntamente com outras indústrias, a indústria de restaurantes também enfrenta agudamente esse problema. A indústria de fast food testemunha o nível mais alto de rotatividade de funcionários, enquanto os restaurantes mais requintados experimentam uma menor taxa de rotatividade. Os restaurantes contratam as pessoas erradas e têm uma alta taxa de rotatividade. Uma equipe incompetente pode danificar toda a experiência gastronômica para seus clientes e afetar negativamente sua base de clientes atual e futura. Além disso, contratar novos funcionários e treiná-los para alcançar níveis desejáveis de eficiência exige muito tempo e esforço. É aconselhável contratar as pessoas certas desde o início e cuidar de sua equipe para que elas sejam menos tentadas a sair. Como calcular o lucro bruto: Número médio de funcionários = (número inicial de funcionários + número final de funcionários) / 2 Taxa de rotatividade de funcionários = (empregados perdidos / número médio de funcionários) * 100 Adicione o número total de funcionários no início e no final de um determinado período. Divida a soma por 2 para encontrar o número médio de funcionários durante esse período. Agora, encontre a taxa de rotatividade de funcionários dividindo o número de funcionários que foram demitidos pelo número médio de funcionários calculado anteriormente e multiplicando-o por 100. Portanto, se você tiver 12 funcionários, no início de qualquer mês e 10 no final, seu número médio de funcionários será (12 + 10) / 2 = 11 E agora a taxa de rotatividade de funcionários será: (2/11) * 100 = 18% Você deve calcular esses indicadores de produtividade em um restaurante regularmente, digamos mensalmente ou duas vezes por mês. Além disso, comparando esses resultados com os anteriores, você pode identificar as áreas problemáticas e descobrir tendências, o que o ajudará a ser mais eficiente e lucrativo.
Foto Comanda eletrônica: Conheça seus benefícios
Comanda eletrônica: Conheça seus benefícios
01/06/2020 | Ícone Tag   Gestão Tecnologia Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Restaurante
A comanda eletrônica já está sendo adotada por muitos restaurantes e estabelecimentos voltados para o ramo alimentício. Essa ferramenta começou a se popularizar com o avanço da tecnologia no cotidiano de vários segmentos. A implantação desse aplicativo no atendimento de restaurantes traz diversos benefícios, não somente na questão do atendimento, mas também influenciando indiretamente em vários setores do negócio. Cada vez mais estabelecimentos estão substituindo os métodos tradicionais de comanda, com papéis, e substituindo por aparelhos eletrônicos, sejam para os garçons ou diretamente na mesa, para que os clientes realizem seus próprios pedidos. Seja como for, a comanda eletrônica representa um quadro de praticidade e modernidade para o restaurante, contando com diversas vantagens.   Agilidade no atendimento Certamente um dos maiores benefícios da comanda eletrônica é a agilidade no atendimento. Com aparelhos como tablets ou celulares, os garçons podem fazer anotações com muito mais rapidez, selecionando itens pré-estabelecidos e já fazendo o envio para outros setores. Antigamente, após anotar o pedido em comandas de papel, eles deveriam ser levados para a cozinha, que enviava para o caixa depois de fazer o prato, de modo que muito tempo era perdido até que o cliente fosse servido. As comandas eletrônicas são conectadas diretamente com outros sistemas, e os garçons podem anotar os pedidos, já relacionar a mesa e providenciar as solicitações, ou passar para o próximo atendimento, enquanto outros funcionários cuidam das requisições. Com um atendimento agilizado, os clientes ficarão mais satisfeitos, esperando menos tempo e consumindo mais no estabelecimento. No caso de restaurantes que contam com o autoatendimento, essa agilidade é ainda maior, pois o próprio cliente escolhe o que quer consumir e faz o pedido através da comanda eletrônica em sua mesa. A união com a tecnologia promove experiências melhores e mais cômodas para o público e auxilia a equipe dos profissionais atuantes no restaurante. Figura 2 Comanda eletrônica: Conheça seus benefícios     Diminuição da possibilidade de erros Durante a utilização de comandas de papel, os pedidos eram enviados para diversos setores antes de serem efetivamente cumpridos. Nesse cenário, algumas comandas poderiam ser perdidas ou puladas, trazendo prejuízo para os clientes e diminuindo o nível de satisfação do público. Além disso, durante a correria de anotar os pedidos, alguns garçons podem anotar pedidos com uma caligrafia de difícil entendimento, prejudicando a correta realização dos requerimentos e também prejudicando o cliente. Com as comandas eletrônicas, esses problemas não ocorrem. Os formulários são padronizados para o preenchimento, e enviados diretamente para outros sistemas, sem desvios. A comanda é vinculada a cozinha e ao caixa, além do aparelho do garçom, e vários funcionários podem fazer o monitoramento dos pedidos, evitando erros. Todas essas medidas ajudam no aumento do nível de satisfação do cliente, que receberá seu pedido corretamente, além de outros serviços, como o fechamento da conta, serem feitos de maneira rápida, ágil e confiavelmente.   Aumento da credibilidade do restaurante Adotar a comanda eletrônica em seu restaurante pode aumentar a credibilidade do estabelecimento e atrair mais clientes. As pessoas que frequentarem seu negócio irão perceber que ele é tecnológico, possui atendimento agilizado e está se modernizando e oferecendo as melhores opções no quesito desenvolvimento. A comanda eletrônica acaba se tornando um diferencial no seu restaurante, elevando o nível de satisfação dos clientes e avaliações gerais, destacando-o dos concorrentes do mesmo nicho. Essa ferramenta é capaz de otimizar os atendimentos, melhorar os processos e possibilitar um crescimento nos lucros, de modo que será possível realizar mais investimentos no estabelecimento.   Interconexão Como já mencionado, as comandas eletrônicas são conectadas a todos os sistemas do restaurante, facilitando o atendimento e o controle de todos os funcionários para cada pedido. A interconexão é um dos benefícios dessa ferramenta, que, uma vez que é gerada, já é encaminhada para outros setores, como a cozinha, para o início da produção, e também para o caixa, para contabilidade dos valores consumidos. Essa funcionalidade é especialmente interessante para restaurantes com um grande fluxo de clientes, que precisam atender várias pessoas ao mesmo tempo, e podem passar por eventuais problemas com pedidos e comandas. As comandas eletrônicas resolvem diversos problemas, além da agilidade do atendimento, da redução de possíveis erros nos pedidos, seja por interpretação ou caligrafia, essa ferramenta facilita o controle dos funcionários de vários setores diferentes.   Softwares modernizados Por fim, investir em comandas eletrônicas representa a utilização de softwares modernizados de controle e atendimento. Essa área de tecnologia voltada para restaurantes está sendo cada vez mais atualizada, com novas modernizações sendo desenvolvidas. Dessa forma, os softwares e programas de comandas eletrônicas estarão sempre atualizados e pronto para serem utilizados em seu estabelecimento. Nos dias atuais, restaurantes que optam por se adaptar de acordo com as novas tecnologias se destacam entre os concorrentes, e não precisam se preocupar em utilizar sistemas desatualizados ou que não funcionem corretamente, garantindo, assim, o melhor funcionamento.   Conclusão Os benefícios da comanda eletrônica são diversos, e auxiliam, principalmente, o atendimento de clientes pelos profissionais do restaurante, influenciando indiretamente em outros segmentos do negócio. O nível de satisfação dos clientes aumenta com um atendimento agilizado, menos suscetível a erros e que representa menor tempo de espera, ao passo que aumenta a credibilidade e visibilidade do restaurante. Esse conjunto de fatores é essencial para o sucesso do estabelecimento, que poderá contar com um maior rendimento e realizar investimentos no local. É preciso aliar as novas tecnologias com todos os tipos de serviço, inclusive no ramo alimentício. Elas proporcionam maiores facilidades, agilidade e praticidade para os profissionais que atuam no restaurante e serviços de qualidade para os clientes. Essa ferramenta está se popularizando cada vez mais, e, nos próximos meses, a maior parte dos restaurantes contarão com essa tecnologia em seu atendimento, substituindo as comandas tradicionais em papel, economizando recursos e, eventualmente, despesas. Existem diversos programas de comandas eletrônicas, que podem ser personalizados de acordo com a demanda de cada estabelecimento, de acordo com seu tamanho e fluxo de clientes, proporcionando experiências positivas e modernidade para o restaurante.
Foto Business Intelligence: Veja sua importância no restaurante
Business Intelligence: Veja sua importância no restaurante
21/05/2020 | Ícone Tag   Tecnologia Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Restaurante
Não é fácil administrar uma empresa em fase de crescimento. E deixar de incorporar o business intelligence em sua organização pode colocar seu empreendimento em desvantagem insuperável em relação aos concorrentes. O Business inteliligence tem um potencial sem precedentes para ajudar na tomada de decisões, mas é importante evitar certas armadilhas, pensar cuidadosamente nas informações necessárias e estabelecer boas práticas para tirar o máximo proveito delas. Aqui estão algumas informações para ajudá-lo a entender melhor o que é Business Intelligence e sua importância no restaurante.   O que é Business Intelligence? O Business Intelligence representa a coleta, exploração e análise de dados usados para a tomada de decisões. Esses dados podem ser vinculados a vendas ou a dados de gerenciamento interno. As principais áreas de aplicação seriam marketing, gerenciamento de recursos, segurança e melhoria de processos. Em outras palavras, a inteligência de negócios consiste em:   Coletar dados; Armazenar esses dados para análise subsequente Analisar os dados: preste atenção às tendências ao longo do tempo ou compare diferentes situações. Essa análise deve atender aos objetivos de negócios e, portanto, seguir os resultados que medem o progresso em direção a uma meta específica. Em resumo, esses dados devem ser usados para decisões e ações concretas; caso contrário, não há sentido em coletá-los. Os dados são o novo petróleo, precisamos encontrá-los, extraí-los, refinar, distribuir e monetizar.   O futuro do business intelligence O crescimento da inteligência de negócios não é segredo: é uma tendência importante, que agora é uma prioridade de investimento no orçamento de TI das empresas. O mundo produz mais dados em dois dias do que produziu entre o início da humanidade e 2003. Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações é, portanto, a sobrecarga de informações e o conhecimento de como entender uma enorme quantidade de dados. Para alguns, não é mais uma questão de business intelligence, mas de big data. A inteligência de negócios e o big data têm imenso potencial para ajudar na tomada de decisões e dar às organizações visibilidade das principais informações.   Figura 2Business Intelligence: Veja sua importância no restaurante   Você precisa de “Big Data” para obter um business intelligence de sucesso? Como na maioria das tecnologias, existem muitas palavras-chave em torno da do business intelligence e da análise de dados. Infelizmente, “big data” é um desses termos e provavelmente contribuiu para muitas empresas que optaram por transmitir o desenvolvimento de seus recursos de dados. Empresas de todos os tamanhos usam dados para tomar decisões diariamente, seja em sistemas de ponto de venda, sistemas de contabilidade, planilhas, sistemas de agendamento, etc. Quando combinados, todos esses dados fornecem informações valiosas sobre uma empresa.  Nos últimos anos, houve uma explosão de ferramentas de business intelligence. Muitas dessas ferramentas são excelentes e têm preços razoáveis para empresas de todos os tamanhos. As empresas que não possuem experiência em análise frequentemente correm para implantar a ferramenta de business intelligence mais recente e, no processo, começam a tirar conclusões erradas de seus dados. O business intelligence não é uma atividade pontual a ser executada intermitentemente - é um insight valioso que deve ser incorporado aos seus processos de negócios.  Dados problemáticos são provavelmente um dos problemas mais difíceis de resolver. Se você possui sistemas antigos e antigos, como um banco de dados antigo, em algum momento precisará enfrentar o problema de que não é fácil acessar esses dados. Vale a pena o esforço para incorporar esses sistemas antigos? Sim! A business intelligence é mais poderosa quando os dados são analisados de diferentes fontes, especialmente quando descobrimos informações que não percebemos que existiam em primeiro lugar.  A boa notícia é que você não precisa fazer um grande investimento para se beneficiar do business intelligence. Basta procurar uma empresa ou programa de software especializado que possa ajudá-lo a criar uma estratégia de dados, integrar dados e desenvolver ferramentas de relatório de business intelligence. Insista em trabalhar com uma empresa que possa fornecer resultados de forma relativamente rápida. Além disso, comece pequeno com um problema comercial específico que você deseja solucionar.   Os desafios do business intelligence Se a inteligência de negócios levar a decisões estratégicas com base nas conclusões dos dados analisados, é importante prestar atenção especial à qualidade deles. Como tudo depende do tipo de dados coletados. No caso de dados e indicadores de desempenho organizacional, é importante esclarecer claramente as regras do seu negócio para todos. Por exemplo, o que significa um status de orçamento do seu restaurante projeto vermelho, amarelo ou verde? Que o orçamento planejado corresponde a mais ou menos 15% ou 30% do orçamento planejado? Ou o indicador é baseado na percepção do gerente de projeto (a ser evitada)? Independentemente da regra de negócios, o importante é que seja clara e comunicada a todos para que os indicadores tenham o mesmo significado e que os dados tenham um significado padrão em toda a organização. Agora que as regras de negócios são claras, as informações necessárias ainda precisam ser inseridas sistematicamente pelas pessoas responsáveis. Seja os principais indicadores de desempenho relacionados ao projeto ou os quadros de horários que mostrem os esforços relacionados aos projetos e atividades, é importante que esses dados estejam completos e atualizados. Caso contrário, dados obsoletos e parciais não serão usados para tomar decisões informadas. Uma solução pode ser incluir a entrada de dados nas metas individuais dos funcionários. Avaliar essas ações pode parecer um micro gerenciamento, mas, acima de tudo, é uma maneira de comunicar a importância desses dados para a organização e de ações recompensadoras que seguem nessa direção. O Business Intelligence são tecnologias incrivelmente poderosas das quais empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar. Se o seu restaurante não é uma delas, talvez seja hora de perguntar por quê. E então, gostou do post de hoje? Deixe nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante para nós. E não se esqueça de compartilhar para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até a próxima.

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