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Delivery: Quais erros evitar na hora de entregar?
16/12/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
Com o advento da tecnologia digital, as empresas que oferecem o serviço de delivery de alimentos estão aumentando rapidamente. A operação de um serviço de entrega de alimentos pode ser muito gratificante em termos lucrativos, mas pela pressão envolvida também pode ser bastante estressante. O serviço delivery tem muitos desafios ocultos e empresários bem sucedidos deste setor já descobriram que cometer erros na hora das entregas podem afetar enormemente seus negócios. No post de hoje reunimos um guia sobre delivery e quais erros evitar na hora de entregar. Confira:   Não possuir entregadores suficientes Um erro muito comum envolve o número de motoristas que um serviço de entrega tem em sua folha de pagamento. Quando você não possui um pessoal suficiente, pode ser necessário recusar pedidos ou eles podem levar muito tempo para serem entregues. Este é um grande erro e, se você estiver enfrentando isso, deverá contratar imediatamente. Certifique-se de contratar apenas aqueles que são motoristas experientes, caso contrário, você pode colocar os pedidos e seus clientes em risco.   Negligenciar as necessidades de seguro Algumas empresas de delivery não percebem o quão importante é o tipo certo de seguro. Dependendo de como sua empresa opera, você pode comparar os tipos de serviços disponíveis, logo terá mais chances de encontrar a política certa a um preço justo.   Manter estratégias ruins de marketing digital Muitas empresas de serviços de entrega de comida se vêem negligenciando o marketing digital e, em vez disso, usam estratégias de marketing tradicionais.  A verdade é que seu mercado-alvo está online e usando as mídias sociais. É importante que você construa uma forte presença nas redes sociais e que esteja usando isso para conquistar mais clientes. As pessoas precisam saber sobre o seu serviço, caso contrário, elas irão para outro lugar. Definir metas e ações nas redes sociais é simplesmente essencial para o seu funcionamento. É por isso que publicar e interagir de maneira improvisada pode ser o caminho direto para o fracasso. Um plano de marketing é sempre necessário. O correto é definir quais redes são mais adequadas ao seu negócio com base no estilo, objetivos de vendas e focar em todos esses pontos. É melhor manter bons negócios em uma plataforma, por exemplo, do que ter uma presença em quatro e não ter resultados concretos em nenhuma   Não se atentar a qualidade dos alimentos Não é necessário dizer que você precisa oferecer alimentos da melhor qualidade para que seus clientes voltem sempre para você. No entanto, essa qualidade pode ser comprometida em casos de entregas que extrapolem o prazo de entrega, por isso é preciso se atentar ao tempo estipulado para o delivery.     Não dominar o sistema de pedidos Quando você é proprietário de uma empresa, você deve ter controle total sobre todo o sistema de pedidos de comida online que escolher. Muitas vezes, a automação assume o controle completamente e você tende a perder o controle sobre os controles importantes. Qualquer mau funcionamento do sistema de pedidos do restaurante ou do desenvolvimento do sistema de entrega de alimentos pode prejudicar a reputação do seu empreendimento. Você precisa verificar os recursos do sistema de pedidos de comida on-line antes de selecioná-lo, para que você possa editar, adicionar e remover as coisas de acordo com sua conveniência.   Não manter uma entrega pontual A entrega no prazo é de extrema importância na entrega dos alimentos. Um cliente faminto é um cliente irritado. Assim, quando fizer uma entrega atrasada com a comida de alguém, certamente obterá uma classificação ruim. Além disso, o cliente não fará pedidos novamente, a menos que sua comida seja extraordinária e valha a pena esperar.   Usar imagens de baixa qualidade para mostrar os pratos A aparência é significativa para qualquer usuário. Uma parte vital da conversão de um visitante em um cliente é fazê-lo se apaixonar pelo prato que você vende. Sim, sabemos que o usuário já está visitando a plataforma com um desejo e uma ideia específica na cabeça. No caso da maioria dos clientes, o visitante acessa a plataforma porque está com fome e gostaria de pedir algo. Ele provavelmente já sabe que tipo de comida deseja encomendar e também tem uma imagem aproximada desse bem em sua cabeça. Por assim dizer, você já venceu a batalha antes de começar, então tudo o que você precisa fazer é não fazer nada errado. Se a imagem não parecer convidativa, agradável e de qualidade, o usuário começará a pensar duas vezes sobre o uso do seu serviço e fazer um pedido em sua plataforma.   Má qualidade da embalagem O material de embalagem que você usa como restaurante ou empresa de entrega de alimentos também influenciar positiva ou negativamente imagem da sua marca. Os clientes repudiam derramamentos de alimentos que ocorrem durante a entrega devido a embalagens de baixa qualidade.  Portanto, você deve usar uma embalagem adequada que não apenas evite derramamentos, mas também mantenha a temperatura dos alimentos por mais tempo. Outro fator importante quando se trata de embalagem é o design visual. As empresas de entrega de alimentos usam designs atraentes, logotipos, citações significativas, slogans intrigantes etc. para atrair os clientes. Muitos clientes se lembram de um restaurante apenas devido à embalagem cativante que usam nas entregas. Muitos restaurantes até mudaram para embalagens ecológicas para dar sua contribuição para a melhoria do meio ambiente. Os clientes apreciam esses esforços ecologicamente corretos das empresas de alimentos para evitar desperdícios.   Conclusão Se você estiver atualmente executando um serviço de entrega de comida ou se estiver pensando em fazer isso no futuro, evite todos esses erros comuns. Pense em quantos motoristas de delivery você tem atualmente e contrate um pouco mais, se houver demanda. Você também deve garantir que todos eles estejam segurados; caso contrário, poderá encontrar muitos problemas caso algo dê errado. Siga todas as nossas dicas, pois irá ajudá-lo a sua empresa de serviços de entrega de comida a ser um sucesso. Gostou do post de hoje sobre Delivery: Quais erros evitar na hora de entregar? Deixe nos comentários abaixo e compartilhe. Até a próxima.  
Foto Saiba tudo sobre vigilância sanitária e evite problemas em seu restaurante
Saiba tudo sobre vigilância sanitária e evite problemas em seu restaurante
08/10/2020 | Ícone Tag   teste Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
A higiene é um quesito fundamental para o funcionamento de qualquer estabelecimento, e, no caso de bares e restaurante, é levada tão a sério que existe um órgão responsável por inspecionar esses lugares, que estão sujeitos a multas e até mesmo suspensão das atividades, caso não sigam à risca as especificações. Se você possui um restaurante, e não quer ter problemas com a vigilância sanitária, então precisa ficar atento as normas regulamentadoras. Conheça tudo sobre esse órgão de fiscalização, e confira quais as principais regras de higiene que esses estabelecimentos precisam seguir.   O que é a vigilância sanitária? Para entender como a vigilância sanitária atua, é fundamental compreender o que compõe esse órgão. Segundo o Sistema Único de Saúde, o SUS, a vigilância sanitária, no Brasil, é um conjunto de ações que têm por objetivo fiscalizar a saúde pública, e interferir em problemas sanitários relacionados a prestação de serviços, que possam apresentar algum risco à população. O órgão responsável por executar essas ações é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conhecida pela sigla Anvisa, que atua desde 1999 em locais de produção e comercialização de produtos. A Anvisa age em diferentes setores, desde alimentícios, seu principal foco, até estabelecimentos que comercializam medicamentos, prestam serviços de saúde e locais de acesso público em geral.   Vigilância sanitária no setor de alimentação De todos os setores em que a Anvisa age, o setor de alimentação é, certamente, o possui normas mais rígidas, por se tratar da produção e comercialização de comestível, e ter efeito direto na saúde pública. No ramo alimentício, é preciso estar atento para as regras de higiene, e evitar penalidades como multas e suspensão de atividades, mas também para garantir a boa qualidade dos serviços. Antes de abrir um estabelecimento ou comércio voltado para alimentação, a empresa passa por rigorosas inspeções, e o alvará de funcionamento não é liberado se a vigilância sanitária não autorizar e determinar que o espaço cumpre todas as exigências. Todos os tipos de comércio devem passar pelas inspeções da vigilância sanitária, desde pequenos bares, que vendam salgados, até grandes produtoras e distribuidoras de alimentos. Contudo, cada segmento possui normas específicas. No caso dos restaurantes, a Anvisa atua de modo que a comida servida não ofereça riscos para a saúde dos consumidores. A resolução RDC nº 216 é voltada para esses estabelecimentos, e dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Os tópicos abordados são a estrutura física do local, os equipamentos e utensílios manuseados durante o preparo da comida, os manipuladores, no caso, cozinheiros e garçons, a qualidade dos alimentos primários utilizados para os pratos, o treinamento profissional de todos os funcionários do restaurante e, finalmente, os registros oficiais e documentação legal de funcionamento.     As principais exigências da vigilância sanitária para restaurantes Entre todas as normas regulamentadoras, existem algumas exigências principais que são de suma importância para a fiscalização do restaurante, divididas entre os vários setores que estão sujeitos a análise.   Estrutura física Sobre a estrutura física do restaurante, é necessário que haja pias para lavar as mãos nas áreas de manipulação de alimentos, seja na cozinha, no estoque ou no salão, pisos resistentes, antiaderentes e com escoamento adequado da água, paredes com forros de material liso e impermeável, janelas que não permitam a incidência direta do sol nos alimentos, ventilação e vestiários separados por sexo.   Equipamentos No quesito equipamentos, existem diferentes categorias que são analisadas pela vigilância sanitária. Por exemplo, os equipamentos de congelamento e refrigeração dos alimentos devem funcionar corretamente, com registro e limpeza diária. Os aparelhos utilizados para cozinhar, como fogões e fornos, precisam de um sistema adaptado de exaustão, e os utensílios menores precisam ser esterilizados, de material de fácil limpeza e resistentes.   Manipuladores Os manipuladores do alimento, sejam na fase de produção ou na comercialização, também precisam se adequar as normas da vigilância sanitária, ou poderão ser penalizados. É preciso estar com a higiene rigorosamente em dia, unhas cortadas, cabelos presos da forma correta dentro da touca, usar uniformes limpos e evitar contaminar os alimentos, como tossir ou espirrar próximo a eles. O treinamento dos manipuladores precisa ser adaptado para cada função, e deverão saber como manipular e comercializar os comestíveis, além de ter conhecimento das doenças mais comuns que podem ser transmissíveis por eles.   Alimentos Uma das categorias mais inspecionadas pela vigilância sanitária, os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e armazenadas de forma correta, conforme instruções do distribuidor. Os órgãos competentes devem inspecionar produtos de origem animal, e verificar suas condições de armazenamento. Alimentos descongelados devem ser mantidos dentro de determinada temperatura, e pratos expostos, como no caso de buffet, devem conter proteções adequadas contra contaminação.   Outras áreas A vigilância sanitária também pode inspecionar a água utilizada no restaurante, se possui aspecto turvo e quais são as condições de distribuição, e como os lixos e restos de comida são descartados. O transporte de alimentos, no caso de distribuição, e a comercialização, no caso de estabelecimentos de comércio, também devem se adequar a regras de higiene. Os vasilhames devem estar devidamente lacrados, em caixas térmicas pelo tempo indicado. Em restaurantes, as mesas devem ser limpas a cada uso, com proteção contra contaminação, esterilização dos talheres e os manipuladores que servem a comida devem evitar contato com dinheiro.   Penalidades aplicadas pela vigilância sanitária Se você não estiver atento a todas as especificidades da vigilância sanitária para seu restaurante, pode acabar sofrendo alguma das penalidades aplicadas pelo órgão. Em um primeiro momento, a Anvisa fiscaliza o local e, se encontrar alguma irregularidade, irá categorizar ela, e ver se a infração é leve, média ou grave. Dependendo do nível agravante, uma ou mais penalidades podem ser aplicadas. Em casos leves e médios, usualmente o proprietário recebe uma multa em dinheiro, e deve regularizar a situação o quanto antes. Em casos graves, a vigilância sanitária interdita imediatamente o estabelecimento, só tornando a expedir alvará de funcionamento mediante comprovação de regularização do espaço, também com penalidade financeira. Para evitar problemas com a vigilância sanitária em seu restaurante, é importante conhecer todas as principais normas exigidas, e estar atento às fiscalizações periódicas.
Foto Reajuste os preços sem impactar no cliente do seu restaurante
Reajuste os preços sem impactar no cliente do seu restaurante
15/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
O reajuste de preços é uma medida necessária para todos os negócios, em algum momento. O mercado é acirrado, e diversas circunstâncias podem fazer com que seja preciso mudar os valores de seu serviço, como matéria-prima encarecida, oferta e procura ou períodos de recessão. Contudo, alguns estabelecimentos sentem esse impacto mais do que outros, como é caso de comércios voltados para o ramo alimentício. Restaurantes que precisam aumentar os preços costumam enfrentar momentos difíceis, e não sabem como realizar esse processo sem afetar seus clientes. Para que você reajuste os preços do seu restaurante de maneira tranquila e não impacto os clientes, existem algumas recomendações que podem ser seguidas, suavizando os resultados e mantendo a qualidade do serviço.   pesquisas de mercado Se você perceber que realmente precisará fazer o reajuste de preços do seu estabelecimento, então o primeiro passo é realizar pesquisas de mercado. Procure ver se outros comércios concorrentes também tiveram que aumentar os valores dos serviços prestados, e de quanto foi esse reajuste. Analise com colaboradores e fornecedores, pesquise se houve mudança de preços em outros setores que oferecem impacto nos estabelecimentos, e como esses proprietários estão lidando com o aumento. Realizar pesquisas de mercado antes que se reajuste os preços ajuda a entender por que a mudança é necessária, e qual deve ser a porcentagem, para que os valores não fiquem destoantes do restante dos estabelecimentos, nem acima, nem abaixo da média. Analisar alternativas e quanto deve ser o aumento oferece um menor impacto para os clientes, evitando que eles procurem outros concorrentes, uma vez que a média dos preços será aproximada.   confiante no reajuste Caso reajustar os preços seja necessário, então é preciso que seja feito com confiança. Muitas vezes, a incerteza de mexer nos valores dos serviços pode proporcionar um prejuízo para o proprietário, e, consequentemente, a perda de clientes. Confie na sua intuição e no que suas pesquisas indicaram, para realizar o reajuste de preços no seu restaurante. Se for necessário, consulte especialistas e membros da sua própria equipe, mas a decisão final caberá a você, e deverá ser feita com firmeza. Seja qual for a escolha, ou a porcentagem do reajuste, os clientes se sentirão incomodados e perceberão caso volte atrás a todo momento, ou não seja uma mudança consistente. Mesmo assim, é preciso estudar o mercado e verificar todos os relatórios fornecidos pelo restaurante antes de tomar qualquer decisão convicta, para que não seja necessário realizar o reajuste outras vezes.   transparente com seus clientes Uma vez que você reajuste os preços de seu restaurante, uma medida, muitas vezes, necessária, é importante que se atente à transparência e honestidade com seus clientes. Essa prática ajuda, principalmente, para que eles não se sintam enganados ou prejudicados no momento de consumir determinado serviço de seu estabelecimento, acreditando que é um preço, quando, na verdade, ele foi reajustado. Informe os novos preços nos cardápios e menus de maneira que o cliente possa ver, especialmente se for um produto que costuma ser muito consumido em seu restaurante. Além disso, informe os reajustes nas redes sociais e plataformas digitais do estabelecimento. A tecnologia proporciona uma maior aproximação entre o comércio e o cliente, de maneira que todas as decisões podem, e devem, ser publicadas em um espaço que reúne diversas interações sociais. Desse modo, o cliente irá se preparar apropriadamente para os novos preços, ao passo que se sentirá valorizado pelo restaurante, que se preocupou em informar os reajustes de valores, e não tomou nenhuma decisão sem comunicar seu público. Todo reajuste é compreensível, desde que seja do conhecido dos clientes. E, caso não haja nenhum tipo de divulgação, é interessante que o proprietário entre em contato com o público, esteja presente no estabelecimento e tire todas as dúvidas pessoalmente, orientando seus funcionários a fazer o mesmo durante o atendimento.   estratégias de recompensas Embora seja preciso que reajuste os preços conforme a necessidade e demanda do mercado, muitos clientes podem não entender essa medida, e se sentirem lesionados, especialmente clientes que consomem há muito tempo no estabelecimento. Sendo assim, uma das estratégias para realizar o reajuste de valores sem que os clientes se sintam impactados é estabelecer estratégias de recompensas e promoções especiais que compensem o reajuste. Algumas das propostas mais famosas em restaurantes são os combos, onde o cliente pode ganhar uma bebida se consumir determinado produto, ou mesmo descontos especiais em outras mercadorias que não sejam aquelas que tiveram seu valor alterado. O cliente se sentirá valorizado, e isso promoverá um incentivo para que as pessoas consumam em seu estabelecimento. Descontos e promoções costumam ser bem-vistos pelo público-alvo, e, mesmo que haja determinado reajuste no valor, há a tendência a se pensar que há uma vantagem em combos, aumentando o nível de satisfação. Além disso, estratégias de recompensas são boas alternativas para acalmar clientes insatisfeitos com os reajustes, e melhorar a lucratividade, atraindo mais consumidores para seu restaurante.     Para que você reajuste os preços sem impactar ou diminuir a satisfação dos clientes, é preciso estudar algumas recomendações preventivas, uma vez que essa medida é necessária para todos os estabelecimentos, sobretudo restaurantes. Considere uma pesquisa de mercado, analisando se todos os concorrentes e colaboradores também tiveram de alterar seus valores, e veja qual foi a média do reajuste, para que seus preços não fiquem acima ou abaixo da média. Faça o reajuste dos preços de maneira confiante e segura, independente de qual seja a decisão tomada. Peça conselho para especialistas e para sua equipe de profissionais, e tenha em mente que é preciso segurança e firmeza nesse quesito. Por fim, ao tratar com os clientes, opte sempre pela transparência, divulgando os reajustes de maneira clara e simples de ser entendida, para que o público esteja preparado ao consumir determinado produto ou serviço, e não se assustar com os novos preços. E, para os clientes insatisfeitos, proponha estratégias de recompensas, como descontos especiais, promoções e combos de produtos. Dessa forma, você atrairá mais clientes e proporcionará uma compensação para seu público fidelizado. Dessa forma, o reajuste de preços será feito da maneira mais tranquila possível, com o menor impacto para o restaurante.
Foto Profissionalização na Gestão: A importância em restaurantes
Profissionalização na Gestão: A importância em restaurantes
10/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
Muitos negócios surgem como pequenas empresas, com equipes de trabalho informais, e vão crescendo a medida que a organização se torna conhecida e aumenta sua lucratividade. Dessa forma, no início, não há uma verdadeira preocupação em contratar especialistas para determinadas áreas, ou investir para ter uma profissionalização na gestão, mesmo que seja de suma importância. É preciso entender como a profissionalização na gestão é importante para as empresas obterem sucesso, seja qual for o ramo do estabelecimento. Muitas pessoas têm o costume de pensar que essa prática é relacionada apenas a grandes organizações, mas a verdade é que qualquer negócio pode ter uma gestão profissional, inclusive restaurantes.   Porque é importante contratar uma gestão profissional Especialmente em restaurantes, não é incomum que o negócio comece como uma empresa familiar, onde várias pessoas trabalham juntas em busca de um objetivo comum. Claro que esse tipo de abordagem não é errada, e pode, inclusive, fazer com que diversos novos estabelecimentos surjam e tenham sucesso. Contudo, a partir de determinado momento, quando a empresa está em processo de expansão, é hora de começar a considerar uma equipe de gestão profissional. Muitos proprietários acreditam que seus negócios são “pequenos demais” para esse tipo de procedimento, mas a profissionalização na gestão que cuida da sua empresa pode ser aplicada a qualquer momento, com organizações de todos os tamanhos. É importante que o proprietário não encaminhe todos seus recursos somente no segmento de produção do estabelecimento, mas também se atente a parte administrativa. Por exemplo, em um restaurante, não basta apenas contratar bons cozinheiros ou bons fornecedores, é preciso ter bons gerentes, uma boa equipe contábil e pessoas de confiança que possam gerir seu negócio da melhor maneira possível. É nesse momento que entra a profissionalização na gestão. A gestão administrativa e geral do seu estabelecimento é um dos pilares que sustentarão o negócio e farão com que ele se desenvolva plenamente, alcançando bons resultados e lucros. No mercado competitivo em que vivemos hoje, investir para profissionalização na gestão do seu restaurante fará com que você tenha pessoas responsáveis e capacitadas para gerir cada segmento do seu negócio, de forma satisfatória e correta. Uma gestão profissional saberá que medidas tomar, que estratégias aplicar e como encaminhar cada serviço de modo que ele seja o mais lucrativo possível. Imagina que você tenha uma equipe de confiança na gestão do seu restaurante, mas que não é profissionalizada. Cada integrante é responsável por um setor, mas, ao mesmo tempo, não dedicam seu tempo integralmente para aquela área. Esse cenário não é incomum. Muitos negócios, especialmente no ramo alimentício, utilizam uma equipe que atua em mais de um segmento ao mesmo tempo, seja para diminuir gastos, ou por conta de vínculos além dos profissionais. Uma gestão capacitada será contratada unicamente para aquele propósito, e trará benefícios e lucros a longo prazo. Além disso, ela será treinada para cuidar especificamente daquela área, de modo que você poderá confiar nas decisões tomadas, porque serão feitas por especialistas.   Os benefícios que a profissionalização na gestão traz Ao investir na profissionalização da sua gestão, você trará inúmeros benefícios para o seu negócio, ainda mais se for voltado para o ramo alimentício, como restaurantes. Uma gestão profissional é capaz de tomar decisões mais rapidamente, e com maiores taxas de assertividade, pois eles são especialistas naquele setor, e saberão quais são os melhores caminhos a serem tomados. Dessa forma, diminui-se, ainda, os riscos em cenários de incerteza, evitando prejuízos e decisões que acarretem danos ao negócio. A profissionalização na gestão do seu restaurante também otimizará os processos a serem desenvolvidos na área administrativa. As operações de entrada serão mais efetivas e produtivas, enquanto as operações de saída irão requerer menos recursos do estabelecimento. Trata-se de fazer mais, em menos tempo. Uma equipe qualificada irá orientar sua atenção especificamente para o setor ao qual foi encaminhada, de modo que processos mais complexos ou que demandam maior concentração serão feitos muito mais rapidamente. Falando em questão de lucros, uma gestão profissional diminuirá os custos a longo prazo. Se uma equipe especializada toma decisões corretas, os prejuízos de possíveis consequências serão reduzidos, aumentando os lucros e diminuindo as ocasionais despesas de uma ação errada. Você passará a economizar em remediações, investindo na solução a partir do início do processo. É importante ressaltar que o investimento de uma profissionalização na gestão do seu restaurante não significa que você perderá qualquer autoridade no seu negócio. Significa, apenas, que uma equipe competente e especializada o ajudará a tomar as melhores decisões em suas áreas de atuação, visando aumentar a produtividade e reduzir os custos.   Conclusão A profissionalização na gestão é imprescindível para qualquer empresa, mesmo no ramo alimentício, como restaurantes. Existem diversos setores que podem contar com uma equipe especializada, seja na parte de produção ou de prestação de serviços. Ainda que investir em uma gestão profissional possa parecer um aumento de gastos a curto prazo, futuramente essa decisão se converterá em redução de custos, decisões mais assertivas, otimização dos processos e um crescimento considerável do estabelecimento. Embora você considere que já pode contar com uma equipe de confiança, ou uma pequena gestão que divide sua atenção em diversas áreas, considere contratar uma gestão profissional, ou até mesmo investir na profissionalização da gestão que já está com você. Restaurantes contam com muitas áreas para administrar, e muitos estabelecimentos surgem de uma iniciativa familiar. Ainda que essas pessoas sejam de confiança, talvez seja melhor considerar contratar uma gestão profissional, que sejam capacitados para, efetivamente, conduzir o seu negócio. Por fim, o melhor caminho para alcançar a profissionalização na gestão é buscar conhecimento e experiência, através de especialistas que tenham estudo no setor e saibam como trabalhar nele. O apoio na administração é fundamental para qualquer negócio dar certo, estando você a frente das decisões, ou não. Busque conselhos profissionais e procure compreender que uma gestão profissional é de suma importância para seu restaurante prosperar nos negócios, trazendo diversos benefícios e lucro.
Foto Problemas na emissão de nota fiscal? Veja como resolver
Problemas na emissão de nota fiscal? Veja como resolver
07/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
Uma grande parte das empresas ou estabelecimentos já teve, ou terá, problemas na emissão de nota fiscal. Esse documento é imprescindível para a correta tributação dos devidos impostos, além de ajudar no controle financeiro dos negócios. Apesar de ser um procedimento essencial para a finalização das vendas, esse tipo de problema não é incomum, e pode acontecer por diversos motivos, dependendo do sistema do estabelecimento, do tipo de conexão e até mesmo dados desatualizados. Caso você esteja tendo problemas na emissão de nota fiscal e não sabe como resolver, pode conferir as causas mais prováveis, e entender por que é tão importante resolver esse contratempo e continuar com a correta emissão desse documento.   Por que a nota fiscal é tão importante? Para os consumidores, a nota fiscal é de suma importância e deve ser exigida no final de cada compra ou prestação de serviço. Esse documento garante que houve a venda de determinado produto, a data, o horário e o local onde ocorreu essa transação, quanto foi pago e outros dados referentes à empresa. Seja qual for o ramo do estabelecimento, a nota fiscal garante a segurança do consumidor no caso do produto ou serviço apresentar problemas. É a partir desse recibo que ele pode solicitar uma troca ou o estorno do valor pago. Sem a nota fiscal, não há como provar que aquele produto foi adquirido em determinada empresa, o que deixa o consumidor sem qualquer amparo legal. Por outro lado, o proprietário do estabelecimento também se beneficia com esse documento, e é fundamental que ele resolva todos os problemas na emissão de nota fiscal o mais rápido possível. Quando um negócio é aberto, ele passa a ter vínculo com a Receita Federal, se tornando parte de um regime tributário e tendo de pagar impostos ao Governo, pois ele está realizando uma prestação de serviços ou comercialização de produtos. A emissão da nota fiscal a cada transação realizada é a segurança de que o estabelecimento está movimentando capital, e pagando os devidos impostos de acordo com cada valor obtido. A nota fiscal é lançada, simultaneamente, ao sistema da Receita Federal, que debita e aprova essa transação, afirmando que tudo está dentro dos conformes e realizada de forma legal. Quando há problemas na emissão de nota fiscal, que dizer que o sistema negou a operação, e ela não irá constar no sistema. Isso é perigoso, pois a cada produto vendido, é preciso comprovar a parcela dos impostos pagos, ou será considerado crime, como sonegação fiscal. Por outro lado, as notas fiscais são importantes para a contabilidade do estabelecimento, que pode realizar um acompanhamento em tempo real de cada negócio fechado, e ter um melhor controle das finanças, afinal, ele terá um documento oficial que comprovará o pagamento do serviço. Nos dias atuais, a grande maioria das empresas investe em um sistema automático de emissão de notas fiscais, mas também é possível fazer isso manualmente, incluindo cada uma das vendas no sistema da Receita.       Quais os problemas mais comuns na hora de emitir a nota fiscal Após entender a importância da nota fiscal no seu estabelecimento, é hora de resolver os problemas de emissão. Seja ela lançada manualmente, uma a uma, ou automaticamente, através do seu próprio sistema, existem alguns erros mais prováveis de acontecer, e que podem ser resolvidos de maneira prática e rápida.   Preenchimento de dados incorretos Trata-se de um dos erros mais relatados no momento de emitir a nota fiscal. Qualquer dado incorreto preenchido no sistema da Receita Federal irá acarretar na reprovação da emissão, e a transação não será contabilizada. Esse erro é relativamente simples de ser resolvido. Basta entrar no seu cadastro junto da Receita e manter seus dados atualizados, corrigindo eventuais erros que possam ter sido cometidos no momento da inscrição. Endereço, telefones de contato ou um número errado no CNPJ são o suficiente para que o sistema emita uma mensagem de erro. Além de se atentar a detalhes como os números de inscrição do estabelecimento e os endereços de contato corretos, também é preciso manter o cadastro sempre atualizado. Recomenda-se que seja conferido uma vez a cada seis meses, ou uma vez por ano, conferindo se todas as informações ainda são válidas.   Denegação da nota fiscal O termo “denegação” significa que a nota fiscal foi emitida, mas a Secretaria da Fazenda recusou sua aprovação, ou seja, a nota não foi autorizada. Esse é um dos problemas na emissão de nota fiscal que mais preocupam os comerciantes, mas não é preciso entrar em pânico. Provavelmente a Receita Federal encontrou problemas na inscrição estadual da sua empresa, e, por isso, não autorizou a emissão da nota. Como se trata de um problema de reconhecimento, é preciso ligar na Secretaria da Fazenda e pedir por maiores orientações, mas tudo pode ser resolvido por telefone.   Problemas com certificado digital Outro erro que não é incomum de aparecer é problema com certificado digital. Esse certificado é uma assinatura eletrônica que permite seu estabelecimento lançar notas fiscais a cada transação realizada. Ele é necessário para a emissão de qualquer documento oficial. Problemas na emissão de nota fiscal relacionados ao certificado digital podem ser resolvidos entrando em contato com a responsável pelo sistema, e exigindo a renovação da assinatura, que pode ter vencido. Esse é um dos erros mais demorados de serem resolvidos, então é preciso estar atento a sua assinatura no sistema de emissão de notas fiscais, e garantir que tudo esteja em dia, desde seu cadastro até a liberação.   Conclusão A maior parte dos problemas relacionados a emissão de notas fiscais são originados de cadastros com dados inválidos ou desatualizados. Para evitar que esses erros aconteçam novamente, no futuro, é preciso verificar seu sistema regularmente. A emissão de notas fiscais é fundamental para o estabelecimento, e muitas empresas contratam equipes específicas para cuidarem somente desse assunto, o que ajuda na organização e no lançamento correto das transações. Resolver os problemas de emissão de nota fiscal é essencial para garantir o bom funcionamento do negócio e manter tudo em dia com a Receita Federal.

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