Reajuste os preços sem impactar no cliente do seu restaurante
15/09/2020 |
Gastronomia
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O reajuste de preços é uma medida necessária para todos os negócios, em algum momento. O mercado é acirrado, e diversas circunstâncias podem fazer com que seja preciso mudar os valores de seu serviço, como matéria-prima encarecida, oferta e procura ou períodos de recessão.
Contudo, alguns estabelecimentos sentem esse impacto mais do que outros, como é caso de comércios voltados para o ramo alimentício. Restaurantes que precisam aumentar os preços costumam enfrentar momentos difíceis, e não sabem como realizar esse processo sem afetar seus clientes.
Para que você reajuste os preços do seu restaurante de maneira tranquila e não impacto os clientes, existem algumas recomendações que podem ser seguidas, suavizando os resultados e mantendo a qualidade do serviço.
pesquisas de mercado
Se você perceber que realmente precisará fazer o reajuste de preços do seu estabelecimento, então o primeiro passo é realizar pesquisas de mercado.
Procure ver se outros comércios concorrentes também tiveram que aumentar os valores dos serviços prestados, e de quanto foi esse reajuste. Analise com colaboradores e fornecedores, pesquise se houve mudança de preços em outros setores que oferecem impacto nos estabelecimentos, e como esses proprietários estão lidando com o aumento.
Realizar pesquisas de mercado antes que se reajuste os preços ajuda a entender por que a mudança é necessária, e qual deve ser a porcentagem, para que os valores não fiquem destoantes do restante dos estabelecimentos, nem acima, nem abaixo da média.
Analisar alternativas e quanto deve ser o aumento oferece um menor impacto para os clientes, evitando que eles procurem outros concorrentes, uma vez que a média dos preços será aproximada.
confiante no reajuste
Caso reajustar os preços seja necessário, então é preciso que seja feito com confiança. Muitas vezes, a incerteza de mexer nos valores dos serviços pode proporcionar um prejuízo para o proprietário, e, consequentemente, a perda de clientes.
Confie na sua intuição e no que suas pesquisas indicaram, para realizar o reajuste de preços no seu restaurante.
Se for necessário, consulte especialistas e membros da sua própria equipe, mas a decisão final caberá a você, e deverá ser feita com firmeza. Seja qual for a escolha, ou a porcentagem do reajuste, os clientes se sentirão incomodados e perceberão caso volte atrás a todo momento, ou não seja uma mudança consistente.
Mesmo assim, é preciso estudar o mercado e verificar todos os relatórios fornecidos pelo restaurante antes de tomar qualquer decisão convicta, para que não seja necessário realizar o reajuste outras vezes.
transparente com seus clientes
Uma vez que você reajuste os preços de seu restaurante, uma medida, muitas vezes, necessária, é importante que se atente à transparência e honestidade com seus clientes.
Essa prática ajuda, principalmente, para que eles não se sintam enganados ou prejudicados no momento de consumir determinado serviço de seu estabelecimento, acreditando que é um preço, quando, na verdade, ele foi reajustado.
Informe os novos preços nos cardápios e menus de maneira que o cliente possa ver, especialmente se for um produto que costuma ser muito consumido em seu restaurante.
Além disso, informe os reajustes nas redes sociais e plataformas digitais do estabelecimento. A tecnologia proporciona uma maior aproximação entre o comércio e o cliente, de maneira que todas as decisões podem, e devem, ser publicadas em um espaço que reúne diversas interações sociais.
Desse modo, o cliente irá se preparar apropriadamente para os novos preços, ao passo que se sentirá valorizado pelo restaurante, que se preocupou em informar os reajustes de valores, e não tomou nenhuma decisão sem comunicar seu público.
Todo reajuste é compreensível, desde que seja do conhecido dos clientes. E, caso não haja nenhum tipo de divulgação, é interessante que o proprietário entre em contato com o público, esteja presente no estabelecimento e tire todas as dúvidas pessoalmente, orientando seus funcionários a fazer o mesmo durante o atendimento.
estratégias de recompensas
Embora seja preciso que reajuste os preços conforme a necessidade e demanda do mercado, muitos clientes podem não entender essa medida, e se sentirem lesionados, especialmente clientes que consomem há muito tempo no estabelecimento.
Sendo assim, uma das estratégias para realizar o reajuste de valores sem que os clientes se sintam impactados é estabelecer estratégias de recompensas e promoções especiais que compensem o reajuste.
Algumas das propostas mais famosas em restaurantes são os combos, onde o cliente pode ganhar uma bebida se consumir determinado produto, ou mesmo descontos especiais em outras mercadorias que não sejam aquelas que tiveram seu valor alterado.
O cliente se sentirá valorizado, e isso promoverá um incentivo para que as pessoas consumam em seu estabelecimento. Descontos e promoções costumam ser bem-vistos pelo público-alvo, e, mesmo que haja determinado reajuste no valor, há a tendência a se pensar que há uma vantagem em combos, aumentando o nível de satisfação.
Além disso, estratégias de recompensas são boas alternativas para acalmar clientes insatisfeitos com os reajustes, e melhorar a lucratividade, atraindo mais consumidores para seu restaurante.
Para que você reajuste os preços sem impactar ou diminuir a satisfação dos clientes, é preciso estudar algumas recomendações preventivas, uma vez que essa medida é necessária para todos os estabelecimentos, sobretudo restaurantes.
Considere uma pesquisa de mercado, analisando se todos os concorrentes e colaboradores também tiveram de alterar seus valores, e veja qual foi a média do reajuste, para que seus preços não fiquem acima ou abaixo da média.
Faça o reajuste dos preços de maneira confiante e segura, independente de qual seja a decisão tomada. Peça conselho para especialistas e para sua equipe de profissionais, e tenha em mente que é preciso segurança e firmeza nesse quesito.
Por fim, ao tratar com os clientes, opte sempre pela transparência, divulgando os reajustes de maneira clara e simples de ser entendida, para que o público esteja preparado ao consumir determinado produto ou serviço, e não se assustar com os novos preços.
E, para os clientes insatisfeitos, proponha estratégias de recompensas, como descontos especiais, promoções e combos de produtos. Dessa forma, você atrairá mais clientes e proporcionará uma compensação para seu público fidelizado.
Dessa forma, o reajuste de preços será feito da maneira mais tranquila possível, com o menor impacto para o restaurante.