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Foto Ticket Médio para restaurantes: Como calcular e qual a importância?
Ticket Médio para restaurantes: Como calcular e qual a importância?
01/10/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação
Para os que não são do meio, o ticket médio para restaurantes pode não significar nada, mas essa prática é fundamental para o setor financeiro e interfere diretamente em outras áreas de estabelecimentos que atuam no ramo alimentício. Esse valor representa um parâmetro importante para o proprietário do restaurante, e deve ser calculado periodicamente, fornecendo informações valiosas sobre o negócio e como está sua produtividade.   O que é o ticket médio? Basicamente, o ticket médio representa o valor médio que cada cliente do seu restaurante consome em seu restaurante ou estabelecimento. Esse indicador de desempenho pode ser calculado de acordo com o índice de receitas diárias, sem precisar de fórmulas muito elaborados, e o proprietário do restaurante pode se encarregar de determinar essas informações para analisá-las. De modo geral, o ticket médio pode ser calculado a partir do total consumido no restaurante, dividido pelo número de clientes que frequentaram o local. Por exemplo, se houve um recebimento de 3 mil reais durante o dia de funcionamento, e uma média de 100 clientes, então o ticket médio diário seria em torno de 300 reais gastos por pessoa. Essa prática é muito utilizada por negócios fechados, que mensuram as transações de cada vendedor separadamente, por exemplo. É um modo de identificar a comissão dos funcionários, mas também pode, e deve, ser utilizada em estabelecimentos voltados para o ramo alimentício. O ticket médio para restaurantes pode ser calculado para vários segmentos, inclusive. Se houver a correta anotação de todos os dados, é possível estabelecer os valores para determinados pratos, consumo de bebidas, sobremesas e outros produtos. Com o correto acompanhamento de cada informação, utilizando certos programas ou softwares, por exemplo, esses dados podem ser ainda mais completos e detalhados, por exemplo, identificando cada cliente que consumiu no restaurante, e verificando o desempenho de cada uma de suas compras. Essa prática é utilizada por vários ramos de negócios, contudo, o ticket médio para restaurantes retornará um valor diferente do que se fosse calculado para outros estabelecimentos, inclusive entre estabelecimentos do ramo alimentício, mas de diferentes nichos.   Por que calcular o ticket médio para restaurantes é importante? Possuir essas informações, mesmo que sejam as mais básicas, apresentam um grande impacto no estabelecimento, e fornecem dados preciosos sobre o desempenho do restaurante e as vendas realizadas em determinado período. Estabelecer o ticket médio para restaurantes pode indicar quanto cada cliente está consumindo, em média, no seu estabelecimento. Esse valor pode ser diário, semanal ou referente a qualquer período que você desejar, basta aplicar a fórmula de cálculo de acordo com o valor dos recebimentos e o número de clientes que frequentaram o local. Saber a média de quanto se é consumido permite que o proprietário e sua equipe tenham um parâmetro do funcionamento e desempenho do restaurante. Quanto lucro está entrando, se está realizando boas vendas, se os clientes estão consumindo de maneira satisfatória e, até mesmo, quais os segmentos que mais registraram vendas. Com isso, é possível ter uma indicação do nível de satisfação médio dos clientes, a partir de quanto se está recebendo de lucro. Essas informações são importantes para o restaurante, que poderá investir em medidas para aumentar esse nível, estratégias de divulgação, melhorar o atendimento e otimizar os processos. Muitas vezes, o proprietário não tem a visão correta da situação do estabelecimento, por não estar envolvido com todos os atendimentos, ou atuar em outra área. Traçar o ticket médio é uma maneira de estar a par do consumo em seu negócio, e entender como a lucratividade está operando. Softwares mais avançados são capazes de contabilizar até mesmo quais foram os clientes que consumiram no restaurante, de modo que também é possível avaliar comparações de cada uma das compras, se permaneceu o valor médio ou se houve uma queda considerável no consumo desse cliente específico. Por isso, é importante manter um registro periodicamente atualizado de todas as vendas realizadas. Para estabelecimentos menores, não é necessário investir em programas de ponta. Uma planilha simples já é o suficiente para realizar o cálculo do ticket médio para restaurantes, de maneira eficiente e que possibilita a análise desses relatórios.   Como calcular o ticket médio Como mencionado, o ticket médio pode ser calculado de forma simplificada a partir do montante de recebimento, dividido pelo número de clientes que frequentaram o restaurante naquele período, obtendo uma média do valor gasto por cada cliente.  Para se realizar o cálculo, é necessário, antes de mais nada, ter esses dados anotados. Fazer um controle eficiente do número de clientes que consumiram e o valor gasto é essencial para obter um resultado satisfatório. Esse monitoramento pode ser feito por planilhas simples, ou softwares especializados nesse tipo de serviço, vai de acordo com a demanda de cada estabelecimento e do proprietário. Em seguida, é preciso estabelecer um período de cálculo. Se houver a possibilidade, aconselha-se que esses dados sejam obtidos regularmente, para se traçar um bom parâmetro e obter uma média fiel dos atendimentos, até mesmo para que os resultados sejam mais completos. O ticket médio pode ser calculado por dia, para a semana ou para um período quinzenal, por exemplo. O proprietário deve analisar a demanda e estabelecer o período que melhor atenda suas necessidades. Em seguida, basta aplicar a fórmula de cálculo e atender os dados obtidos. Se o ticket médio para restaurantes for estabelecido em períodos curtos de tempo, é possível anotá-los e compor um relatório completo para comparações, que trarão informações confiáveis e relevantes. Programas mais avançados podem permitir a identificação dos clientes, o que possibilita informações ainda mais completas, inclusive para fins de comparação do desempenho do atendimento para as vendas realizadas para esse cliente.   Conclusão O ticket médio para restaurantes é importante para o controle dos rendimentos e dos lucros do estabelecimento. Através desse cálculo, é possível saber o valor médio gasto por cada cliente, e identificar o nível de satisfação desse público. Além disso, com um acompanhamento eficiente desses valores, o proprietário é capaz de ter uma visão ampla do desempenho de seu negócio, e saber onde, e como, melhorar, a partir do ticket médio.
Foto Restaurante Japonês: Tudo que você precisa saber para ter sucesso
Restaurante Japonês: Tudo que você precisa saber para ter sucesso
17/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação
A culinária japonesa é extremamente apreciada em todo o Ocidente, logo abrir um restaurante japonês pode ser uma boa ideia. O mercado de restaurantes japoneses é formado por grandes franquias e empresas independentes. Embora os cozinheiros japoneses nativos sejam naturalmente favorecidos, é possível que até um chef não japonês iniciar um restaurante de sucesso, desde que seja capaz de aproveitar ao máximo o sabor da culinária japonesa. No post de hoje abordaremos Tudo que você precisa saber para ter sucesso com um restaurante japonês. Confira:   Um negócio inovador A abertura de um restaurante de sushi, devido ao seu grande sucesso, ainda é possível com excelentes resultados, apesar da alta concorrência e, justamente por isso, é essencial estudar um formato e uma proposta que combine a tradição da culinária japonesa com inovação. Graças ao seu sabor e às propriedades benéficas dos ingredientes utilizados, o sushi conseguiu conquistar um vasto alvo de clientes, dos "fashionistas" aos que seguem uma dieta saudável, dos amantes da culinária e cultura japonesas aos adoram experimentar novos sabores. A clientela potencial de um restaurante japonês inclui, jovens e adultos, estudantes, trabalhadores, turistas e qualquer pessoa que procure uma refeição saborosa, rápida, saudável, fresca e "oriental".   Restaurante Japonês: Tudo que você precisa saber para ter sucesso Mesmo que o público-alvo esteja em expansão, é bom lembrar que a principal clientela é composta principalmente por jovens entre 20 e 40 anos. Com base nesse objetivo principal, as estratégias de preços, promoção e comunicação deverão, portanto, ser calibradas, assim como o design e a preparação de espaços e ambientes. Uma escolha precisa da localização será essencial para abrir um restaurante de sushi de sucesso. Instalações comerciais de pequeno a médio porte  localizadas em grandes cidades, onde há um objetivo consistindo principalmente de jovens, turistas, estudantes e jovens trabalhadores que gostam de notícias e diversão serão o local ideal para a abertura de um empreendimento bem sucedido.   Use ingredientes frescos Ingredientes frescos são importantes em qualquer restaurante, mas a necessidade de ingredientes frescos é aumentada se você deseja abrir um restaurante japonês. De fato, a culinária japonesa é baseada principalmente em peixe fresco e cru para a preparação de um excelente sushi ou sashimi. Um único caso de sushi estragado pode ter um impacto extremamente negativo em seu negócio, principalmente hoje, pois os clientes não hesitarão em tornar públicas suas experiências negativas por meio de mídias sociais como o Facebook ou Instagram. Desde o início, você precisará estabelecer um forte relacionamento com fornecedores de peixes, produtos agrícolas e outras categorias de ingredientes. Antes de escolher um vendedor específico, avalie vários fornecedores e verifique suas referências em outros restaurantes da sua região. Em alguns casos, é melhor criar vários relacionamentos para evitar escassez de suprimentos ou interrupções inesperadas da sua cadeia de suprimentos.   Contrate a equipe certa para abrir um restaurante japonês Além de garantir as licenças e certificados sanitários necessários, inevitavelmente será necessário contratar funcionários para abrir um restaurante japonês. Dada a natureza exclusiva da culinária japonesa, existem números específicos sem os quais a empresa não poderia sobreviver. Um chef qualificado com experiência na culinária japonesa é essencial para um restaurante japonês de sucesso. A menos que você queira oferecer cozinha não tradicional ou de fusão, um chef sem experiência na culinária japonesa negligenciará vários detalhes que os clientes associam à imagem de um restaurante japonês.     Crie um plano de negócios para abrir um restaurante japonês Como proprietário de uma pequena empresa, você deve ter um plano de negócios confiável. Você estará ocupado em muitas frentes, subestimar o plano de negócios pode ser desastroso. Embora demore muito tempo para preparar um excelente plano, há várias razões pelas quais sua empresa não pode ser criada sem um plano de negócios eficaz.   Escolha bem a localização Em geral, os restaurantes japoneses atendem a um público de clientes locais. Portanto, você deve coletar uma série de dados relacionados à área em que pretende abrir o restaurante. O bairro está mudando? Os habitantes são demográficos o suficiente para garantir uma contribuição justa aos seus negócios?   Confira a concorrência   Bem antes de abrir um restaurante japonês em sua área, você faria bem em investigar o nível da concorrência. Tente fazer uma pesquisa no google maps, depois de identificar sua área, basta digitar "restaurante japonês" no campo "pesquisar nas proximidades"   Ouça os conselhos de empresários experientes e faça um curso de treinamento Se você deseja abrir um restaurante japonês, o próximo passo será conversar com alguém que faz esse trabalho há algum tempo. Obviamente, não espere muito da competição local. Quem ensinaria algo para um futuro rival? Em vez disso, uma vez que você tenha certeza de que não estará de forma alguma concorrendo diretamente na mesma área, uma pessoa que abriu um restaurante em outra cidade pode ser uma excelente fonte de lições. Uma ação bem-sucedida pode ser fazer um curso de culinária e administração, ou treinamentos com empresários experientes no ramo de restaurantes, por exemplo.   Você pode comprar um restaurante japonês existente Mesmo com o devido planejamento e os preparativos relacionados, a taxa de falhas das novas atividades é muito alta. Uma maneira de mitigar o risco de falência é comprar um restaurante japonês franqueado. As condições da franquia podem variar, portanto, dedique um tempo para avaliar os custos, o investimento inicial, os termos contratuais e as possibilidades de treinamento caso a caso.   Invista em marketing Outro aspecto fundamental diz respeito à promoção. As campanhas de marketing, a inauguração, os eventos e noites temáticas, as ofertas periódicas, a presença nas mídias sociais e ter um site cativante, bem como a entrega em domicílio (entrega de alimentos ) serão pequenas precauções que realmente farão a diferença para o consumidor. Juntamente com pizzas e sanduíches, o sushi é atualmente um dos principais alimentos exigidos pelos clientes que usam o serviço de entrega de comida. Logo será importante cuidar do serviço da comida japonesa, assegurando entregas rápidas e pontuais, com atenção ao cliente e a necessidades específicas, com atenção ao feedback e, principalmente, com a embalagem que deve manter o sabor e a frescura dos pratos crus e mais delicados. E então gostou do post de hoje sobre Restaurante Japonês: Tudo que você precisa saber para ter sucesso? Deixe nos comentários abaixo e compartilhe. Até a próxima.  
Foto Reajuste os preços sem impactar no cliente do seu restaurante
Reajuste os preços sem impactar no cliente do seu restaurante
15/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
O reajuste de preços é uma medida necessária para todos os negócios, em algum momento. O mercado é acirrado, e diversas circunstâncias podem fazer com que seja preciso mudar os valores de seu serviço, como matéria-prima encarecida, oferta e procura ou períodos de recessão. Contudo, alguns estabelecimentos sentem esse impacto mais do que outros, como é caso de comércios voltados para o ramo alimentício. Restaurantes que precisam aumentar os preços costumam enfrentar momentos difíceis, e não sabem como realizar esse processo sem afetar seus clientes. Para que você reajuste os preços do seu restaurante de maneira tranquila e não impacto os clientes, existem algumas recomendações que podem ser seguidas, suavizando os resultados e mantendo a qualidade do serviço.   pesquisas de mercado Se você perceber que realmente precisará fazer o reajuste de preços do seu estabelecimento, então o primeiro passo é realizar pesquisas de mercado. Procure ver se outros comércios concorrentes também tiveram que aumentar os valores dos serviços prestados, e de quanto foi esse reajuste. Analise com colaboradores e fornecedores, pesquise se houve mudança de preços em outros setores que oferecem impacto nos estabelecimentos, e como esses proprietários estão lidando com o aumento. Realizar pesquisas de mercado antes que se reajuste os preços ajuda a entender por que a mudança é necessária, e qual deve ser a porcentagem, para que os valores não fiquem destoantes do restante dos estabelecimentos, nem acima, nem abaixo da média. Analisar alternativas e quanto deve ser o aumento oferece um menor impacto para os clientes, evitando que eles procurem outros concorrentes, uma vez que a média dos preços será aproximada.   confiante no reajuste Caso reajustar os preços seja necessário, então é preciso que seja feito com confiança. Muitas vezes, a incerteza de mexer nos valores dos serviços pode proporcionar um prejuízo para o proprietário, e, consequentemente, a perda de clientes. Confie na sua intuição e no que suas pesquisas indicaram, para realizar o reajuste de preços no seu restaurante. Se for necessário, consulte especialistas e membros da sua própria equipe, mas a decisão final caberá a você, e deverá ser feita com firmeza. Seja qual for a escolha, ou a porcentagem do reajuste, os clientes se sentirão incomodados e perceberão caso volte atrás a todo momento, ou não seja uma mudança consistente. Mesmo assim, é preciso estudar o mercado e verificar todos os relatórios fornecidos pelo restaurante antes de tomar qualquer decisão convicta, para que não seja necessário realizar o reajuste outras vezes.   transparente com seus clientes Uma vez que você reajuste os preços de seu restaurante, uma medida, muitas vezes, necessária, é importante que se atente à transparência e honestidade com seus clientes. Essa prática ajuda, principalmente, para que eles não se sintam enganados ou prejudicados no momento de consumir determinado serviço de seu estabelecimento, acreditando que é um preço, quando, na verdade, ele foi reajustado. Informe os novos preços nos cardápios e menus de maneira que o cliente possa ver, especialmente se for um produto que costuma ser muito consumido em seu restaurante. Além disso, informe os reajustes nas redes sociais e plataformas digitais do estabelecimento. A tecnologia proporciona uma maior aproximação entre o comércio e o cliente, de maneira que todas as decisões podem, e devem, ser publicadas em um espaço que reúne diversas interações sociais. Desse modo, o cliente irá se preparar apropriadamente para os novos preços, ao passo que se sentirá valorizado pelo restaurante, que se preocupou em informar os reajustes de valores, e não tomou nenhuma decisão sem comunicar seu público. Todo reajuste é compreensível, desde que seja do conhecido dos clientes. E, caso não haja nenhum tipo de divulgação, é interessante que o proprietário entre em contato com o público, esteja presente no estabelecimento e tire todas as dúvidas pessoalmente, orientando seus funcionários a fazer o mesmo durante o atendimento.   estratégias de recompensas Embora seja preciso que reajuste os preços conforme a necessidade e demanda do mercado, muitos clientes podem não entender essa medida, e se sentirem lesionados, especialmente clientes que consomem há muito tempo no estabelecimento. Sendo assim, uma das estratégias para realizar o reajuste de valores sem que os clientes se sintam impactados é estabelecer estratégias de recompensas e promoções especiais que compensem o reajuste. Algumas das propostas mais famosas em restaurantes são os combos, onde o cliente pode ganhar uma bebida se consumir determinado produto, ou mesmo descontos especiais em outras mercadorias que não sejam aquelas que tiveram seu valor alterado. O cliente se sentirá valorizado, e isso promoverá um incentivo para que as pessoas consumam em seu estabelecimento. Descontos e promoções costumam ser bem-vistos pelo público-alvo, e, mesmo que haja determinado reajuste no valor, há a tendência a se pensar que há uma vantagem em combos, aumentando o nível de satisfação. Além disso, estratégias de recompensas são boas alternativas para acalmar clientes insatisfeitos com os reajustes, e melhorar a lucratividade, atraindo mais consumidores para seu restaurante.     Para que você reajuste os preços sem impactar ou diminuir a satisfação dos clientes, é preciso estudar algumas recomendações preventivas, uma vez que essa medida é necessária para todos os estabelecimentos, sobretudo restaurantes. Considere uma pesquisa de mercado, analisando se todos os concorrentes e colaboradores também tiveram de alterar seus valores, e veja qual foi a média do reajuste, para que seus preços não fiquem acima ou abaixo da média. Faça o reajuste dos preços de maneira confiante e segura, independente de qual seja a decisão tomada. Peça conselho para especialistas e para sua equipe de profissionais, e tenha em mente que é preciso segurança e firmeza nesse quesito. Por fim, ao tratar com os clientes, opte sempre pela transparência, divulgando os reajustes de maneira clara e simples de ser entendida, para que o público esteja preparado ao consumir determinado produto ou serviço, e não se assustar com os novos preços. E, para os clientes insatisfeitos, proponha estratégias de recompensas, como descontos especiais, promoções e combos de produtos. Dessa forma, você atrairá mais clientes e proporcionará uma compensação para seu público fidelizado. Dessa forma, o reajuste de preços será feito da maneira mais tranquila possível, com o menor impacto para o restaurante.
Foto Profissionalização na Gestão: A importância em restaurantes
Profissionalização na Gestão: A importância em restaurantes
10/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
Muitos negócios surgem como pequenas empresas, com equipes de trabalho informais, e vão crescendo a medida que a organização se torna conhecida e aumenta sua lucratividade. Dessa forma, no início, não há uma verdadeira preocupação em contratar especialistas para determinadas áreas, ou investir para ter uma profissionalização na gestão, mesmo que seja de suma importância. É preciso entender como a profissionalização na gestão é importante para as empresas obterem sucesso, seja qual for o ramo do estabelecimento. Muitas pessoas têm o costume de pensar que essa prática é relacionada apenas a grandes organizações, mas a verdade é que qualquer negócio pode ter uma gestão profissional, inclusive restaurantes.   Porque é importante contratar uma gestão profissional Especialmente em restaurantes, não é incomum que o negócio comece como uma empresa familiar, onde várias pessoas trabalham juntas em busca de um objetivo comum. Claro que esse tipo de abordagem não é errada, e pode, inclusive, fazer com que diversos novos estabelecimentos surjam e tenham sucesso. Contudo, a partir de determinado momento, quando a empresa está em processo de expansão, é hora de começar a considerar uma equipe de gestão profissional. Muitos proprietários acreditam que seus negócios são “pequenos demais” para esse tipo de procedimento, mas a profissionalização na gestão que cuida da sua empresa pode ser aplicada a qualquer momento, com organizações de todos os tamanhos. É importante que o proprietário não encaminhe todos seus recursos somente no segmento de produção do estabelecimento, mas também se atente a parte administrativa. Por exemplo, em um restaurante, não basta apenas contratar bons cozinheiros ou bons fornecedores, é preciso ter bons gerentes, uma boa equipe contábil e pessoas de confiança que possam gerir seu negócio da melhor maneira possível. É nesse momento que entra a profissionalização na gestão. A gestão administrativa e geral do seu estabelecimento é um dos pilares que sustentarão o negócio e farão com que ele se desenvolva plenamente, alcançando bons resultados e lucros. No mercado competitivo em que vivemos hoje, investir para profissionalização na gestão do seu restaurante fará com que você tenha pessoas responsáveis e capacitadas para gerir cada segmento do seu negócio, de forma satisfatória e correta. Uma gestão profissional saberá que medidas tomar, que estratégias aplicar e como encaminhar cada serviço de modo que ele seja o mais lucrativo possível. Imagina que você tenha uma equipe de confiança na gestão do seu restaurante, mas que não é profissionalizada. Cada integrante é responsável por um setor, mas, ao mesmo tempo, não dedicam seu tempo integralmente para aquela área. Esse cenário não é incomum. Muitos negócios, especialmente no ramo alimentício, utilizam uma equipe que atua em mais de um segmento ao mesmo tempo, seja para diminuir gastos, ou por conta de vínculos além dos profissionais. Uma gestão capacitada será contratada unicamente para aquele propósito, e trará benefícios e lucros a longo prazo. Além disso, ela será treinada para cuidar especificamente daquela área, de modo que você poderá confiar nas decisões tomadas, porque serão feitas por especialistas.   Os benefícios que a profissionalização na gestão traz Ao investir na profissionalização da sua gestão, você trará inúmeros benefícios para o seu negócio, ainda mais se for voltado para o ramo alimentício, como restaurantes. Uma gestão profissional é capaz de tomar decisões mais rapidamente, e com maiores taxas de assertividade, pois eles são especialistas naquele setor, e saberão quais são os melhores caminhos a serem tomados. Dessa forma, diminui-se, ainda, os riscos em cenários de incerteza, evitando prejuízos e decisões que acarretem danos ao negócio. A profissionalização na gestão do seu restaurante também otimizará os processos a serem desenvolvidos na área administrativa. As operações de entrada serão mais efetivas e produtivas, enquanto as operações de saída irão requerer menos recursos do estabelecimento. Trata-se de fazer mais, em menos tempo. Uma equipe qualificada irá orientar sua atenção especificamente para o setor ao qual foi encaminhada, de modo que processos mais complexos ou que demandam maior concentração serão feitos muito mais rapidamente. Falando em questão de lucros, uma gestão profissional diminuirá os custos a longo prazo. Se uma equipe especializada toma decisões corretas, os prejuízos de possíveis consequências serão reduzidos, aumentando os lucros e diminuindo as ocasionais despesas de uma ação errada. Você passará a economizar em remediações, investindo na solução a partir do início do processo. É importante ressaltar que o investimento de uma profissionalização na gestão do seu restaurante não significa que você perderá qualquer autoridade no seu negócio. Significa, apenas, que uma equipe competente e especializada o ajudará a tomar as melhores decisões em suas áreas de atuação, visando aumentar a produtividade e reduzir os custos.   Conclusão A profissionalização na gestão é imprescindível para qualquer empresa, mesmo no ramo alimentício, como restaurantes. Existem diversos setores que podem contar com uma equipe especializada, seja na parte de produção ou de prestação de serviços. Ainda que investir em uma gestão profissional possa parecer um aumento de gastos a curto prazo, futuramente essa decisão se converterá em redução de custos, decisões mais assertivas, otimização dos processos e um crescimento considerável do estabelecimento. Embora você considere que já pode contar com uma equipe de confiança, ou uma pequena gestão que divide sua atenção em diversas áreas, considere contratar uma gestão profissional, ou até mesmo investir na profissionalização da gestão que já está com você. Restaurantes contam com muitas áreas para administrar, e muitos estabelecimentos surgem de uma iniciativa familiar. Ainda que essas pessoas sejam de confiança, talvez seja melhor considerar contratar uma gestão profissional, que sejam capacitados para, efetivamente, conduzir o seu negócio. Por fim, o melhor caminho para alcançar a profissionalização na gestão é buscar conhecimento e experiência, através de especialistas que tenham estudo no setor e saibam como trabalhar nele. O apoio na administração é fundamental para qualquer negócio dar certo, estando você a frente das decisões, ou não. Busque conselhos profissionais e procure compreender que uma gestão profissional é de suma importância para seu restaurante prosperar nos negócios, trazendo diversos benefícios e lucro.
Foto Problemas na emissão de nota fiscal? Veja como resolver
Problemas na emissão de nota fiscal? Veja como resolver
07/09/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão
Uma grande parte das empresas ou estabelecimentos já teve, ou terá, problemas na emissão de nota fiscal. Esse documento é imprescindível para a correta tributação dos devidos impostos, além de ajudar no controle financeiro dos negócios. Apesar de ser um procedimento essencial para a finalização das vendas, esse tipo de problema não é incomum, e pode acontecer por diversos motivos, dependendo do sistema do estabelecimento, do tipo de conexão e até mesmo dados desatualizados. Caso você esteja tendo problemas na emissão de nota fiscal e não sabe como resolver, pode conferir as causas mais prováveis, e entender por que é tão importante resolver esse contratempo e continuar com a correta emissão desse documento.   Por que a nota fiscal é tão importante? Para os consumidores, a nota fiscal é de suma importância e deve ser exigida no final de cada compra ou prestação de serviço. Esse documento garante que houve a venda de determinado produto, a data, o horário e o local onde ocorreu essa transação, quanto foi pago e outros dados referentes à empresa. Seja qual for o ramo do estabelecimento, a nota fiscal garante a segurança do consumidor no caso do produto ou serviço apresentar problemas. É a partir desse recibo que ele pode solicitar uma troca ou o estorno do valor pago. Sem a nota fiscal, não há como provar que aquele produto foi adquirido em determinada empresa, o que deixa o consumidor sem qualquer amparo legal. Por outro lado, o proprietário do estabelecimento também se beneficia com esse documento, e é fundamental que ele resolva todos os problemas na emissão de nota fiscal o mais rápido possível. Quando um negócio é aberto, ele passa a ter vínculo com a Receita Federal, se tornando parte de um regime tributário e tendo de pagar impostos ao Governo, pois ele está realizando uma prestação de serviços ou comercialização de produtos. A emissão da nota fiscal a cada transação realizada é a segurança de que o estabelecimento está movimentando capital, e pagando os devidos impostos de acordo com cada valor obtido. A nota fiscal é lançada, simultaneamente, ao sistema da Receita Federal, que debita e aprova essa transação, afirmando que tudo está dentro dos conformes e realizada de forma legal. Quando há problemas na emissão de nota fiscal, que dizer que o sistema negou a operação, e ela não irá constar no sistema. Isso é perigoso, pois a cada produto vendido, é preciso comprovar a parcela dos impostos pagos, ou será considerado crime, como sonegação fiscal. Por outro lado, as notas fiscais são importantes para a contabilidade do estabelecimento, que pode realizar um acompanhamento em tempo real de cada negócio fechado, e ter um melhor controle das finanças, afinal, ele terá um documento oficial que comprovará o pagamento do serviço. Nos dias atuais, a grande maioria das empresas investe em um sistema automático de emissão de notas fiscais, mas também é possível fazer isso manualmente, incluindo cada uma das vendas no sistema da Receita.       Quais os problemas mais comuns na hora de emitir a nota fiscal Após entender a importância da nota fiscal no seu estabelecimento, é hora de resolver os problemas de emissão. Seja ela lançada manualmente, uma a uma, ou automaticamente, através do seu próprio sistema, existem alguns erros mais prováveis de acontecer, e que podem ser resolvidos de maneira prática e rápida.   Preenchimento de dados incorretos Trata-se de um dos erros mais relatados no momento de emitir a nota fiscal. Qualquer dado incorreto preenchido no sistema da Receita Federal irá acarretar na reprovação da emissão, e a transação não será contabilizada. Esse erro é relativamente simples de ser resolvido. Basta entrar no seu cadastro junto da Receita e manter seus dados atualizados, corrigindo eventuais erros que possam ter sido cometidos no momento da inscrição. Endereço, telefones de contato ou um número errado no CNPJ são o suficiente para que o sistema emita uma mensagem de erro. Além de se atentar a detalhes como os números de inscrição do estabelecimento e os endereços de contato corretos, também é preciso manter o cadastro sempre atualizado. Recomenda-se que seja conferido uma vez a cada seis meses, ou uma vez por ano, conferindo se todas as informações ainda são válidas.   Denegação da nota fiscal O termo “denegação” significa que a nota fiscal foi emitida, mas a Secretaria da Fazenda recusou sua aprovação, ou seja, a nota não foi autorizada. Esse é um dos problemas na emissão de nota fiscal que mais preocupam os comerciantes, mas não é preciso entrar em pânico. Provavelmente a Receita Federal encontrou problemas na inscrição estadual da sua empresa, e, por isso, não autorizou a emissão da nota. Como se trata de um problema de reconhecimento, é preciso ligar na Secretaria da Fazenda e pedir por maiores orientações, mas tudo pode ser resolvido por telefone.   Problemas com certificado digital Outro erro que não é incomum de aparecer é problema com certificado digital. Esse certificado é uma assinatura eletrônica que permite seu estabelecimento lançar notas fiscais a cada transação realizada. Ele é necessário para a emissão de qualquer documento oficial. Problemas na emissão de nota fiscal relacionados ao certificado digital podem ser resolvidos entrando em contato com a responsável pelo sistema, e exigindo a renovação da assinatura, que pode ter vencido. Esse é um dos erros mais demorados de serem resolvidos, então é preciso estar atento a sua assinatura no sistema de emissão de notas fiscais, e garantir que tudo esteja em dia, desde seu cadastro até a liberação.   Conclusão A maior parte dos problemas relacionados a emissão de notas fiscais são originados de cadastros com dados inválidos ou desatualizados. Para evitar que esses erros aconteçam novamente, no futuro, é preciso verificar seu sistema regularmente. A emissão de notas fiscais é fundamental para o estabelecimento, e muitas empresas contratam equipes específicas para cuidarem somente desse assunto, o que ajuda na organização e no lançamento correto das transações. Resolver os problemas de emissão de nota fiscal é essencial para garantir o bom funcionamento do negócio e manter tudo em dia com a Receita Federal.

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