Precificação: Saiba como calcular em seu restaurante
03/09/2020 |
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Realizar a precificação dos produtos ou serviços oferecidos é um dos primeiros passos na criação de qualquer estabelecimento comercial. É através dessa prática que é possível colocar um preço no que se é oferecido, e realizar esse procedimento corretamente pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo.
A precificação é ainda mais importante em estabelecimentos voltados para o ramo alimentício, como restaurantes, porque são comércios que trabalham diretamente com a venda de produtos, muitas vezes produzidos no próprio local, e é preciso saber precificar todos os serviços da melhor maneira.
Saber como realizar essa técnica é essencial para analisar objetivamente os lucros, os custos de produção e fazer um parâmetro geral sobre o que vale ou não a pena manter no cardápio, e quanto os clientes estão dispostos a pagar por isso. Por exemplo, precificar determinado produto com um valor muito alto pode afastar clientes, mas um valor muito baixo pode atribuir prejuízos.
Se você tem dúvidas, está na hora de aprender tudo sobre a precificação e como calcular em seu restaurante, buscando uma maior lucratividade e estabelecendo valores justos para seu serviço.
O que se deve considerar no momento da precificação
Para aplicar a precificação e calcular em seu restaurante, é preciso entender quais elementos são essenciais nessa prática. Existem alguns aspectos a serem considerados durante a conta, itens básicos relacionados a área financeira do seu negócio.
Antes de mais nada, é necessário traçar o valor de todo o seu cardápio. Reveja todos os pratos servidos em seu restaurante, e faça uma média de quanto seus serviços estão custando, de modo geral. Esse primeiro passo é importante para ter uma base de cálculo e saber o que modificar futuramente.
Feito isso, é hora de calcular a margem de contribuição. A margem de contribuição é o valor que cada prato, bebida e serviço traz para os lucros do estabelecimento. Para fazer esse cálculo, é preciso somar todo o lucro ganho com aquele produto, e subtrair os custos para realizá-lo.
Os custos incluem preço dos ingredientes comprados, o pagamento dos funcionários envolvidos no preparo, fornecedores e outras despesas envolvidas com esse produto. Ao chegar no valor final de cada um, individualmente, é possível comparar com o valor total do cardápio, e analisar suas diferenças e os lucros obtidos.
Simultaneamente, os custos também devem ser considerados separadamente, não somente para a margem de contribuição. Para realizar a precificação, é fundamental rever quais as despesas que o negócio tem para aquele serviço, e se realmente vale a pena mantê-lo.
Por exemplo, de um restaurante oferece determinado prato que não é muito pedido, vale a pena deixá-lo no cardápio? Os lucros compensam os custos? Esses questionamentos são necessários para a precificação e para você saber como calcular em seu restaurante.
Dicas para calcular a precificação em seu restaurante
Uma vez que a importância de cada elemento é entendida, já podemos entrar no assunto da precificação em si. Algumas empresas preferem contratar equipes especializadas para realizar esse procedimento, mas nada impede que o proprietário também o faça.
Existem algumas dicas que podem ajudar a realização a precificação correta no seu estabelecimento, e calcular em seu restaurante os preços justos para cobrar em seus serviços.
Não se baseie na concorrência
Essa é uma dica valiosa, e muitas pessoas acabam caindo no erro de seguir por esse caminho. A precificação deve ser realizada com base em seus produtos e seus custos, e não nos da concorrência.
Basear seus próprios preços em restaurantes concorrentes, ou em estabelecimentos do mesmo ramo, não permitirá que você tenha uma visão real dos lucros obtidos com a venda daquele produto, e desconsidere outros fatores importantes.
Por exemplo, outros restaurantes podem ter mais tempo de funcionamento, serem mais conhecidos, utilizarem ingredientes diferentes, fornecedores diversos. Todos esses aspectos influenciam no entendimento do valor do produto.
Contudo, ignorar a concorrência não quer dizer deixar de analisar o mercado. Sempre procure estar atento as variações de preços em produtos semelhantes aos seus, e ver uma média do valor a ser cobrado, quais fatores podem influenciar o aumento ou declínio do custo.
Procure um equilíbrio
Ao iniciar a precificação e calcular em seu restaurante quais os valores que serão cobrados, procure manter um equilíbrio saudável.
Realize o cálculo da margem de contribuição, analise os lucros e despesas, e defina um preço justo. Não procure cobrar caro demais, para suprir os custos, pois isso afastará os clientes. Por outro lado, não cobre barato demais, querendo atrair consumidores, porque os lucros serão mínimos, e o estabelecimento não se sustentará.
O equilíbrio é a melhor forma de precificar seus serviços, de modo que não haja prejuízos, e também não afaste os clientes.
Não desconsidere outras variáveis
Como mencionado, é preciso analisar se um produto realmente vale a pena ser mantido no cardápio, e que despesas e lucros ele traz para o restaurante.
Além disso, existem outras variáveis que não podem ser desconsideradas durante a precificação. Por exemplo, se o estabelecimento é bem localizado, se possui clientes fidelizados, se é especialista em determinado prato, se existem muitos restaurantes próximos. Todos esses aspectos influenciam no momento da precificação, e não devem ser ignorados.
Estabeleça metas de lucro coerentes
Para realizar a precificação e calcular em seu restaurante, é preciso ter estabelecido metas de lucro que sejam coerentes com seu estabelecimento, e sejam possíveis de serem alcançadas.
Todos os valores analisados, os resultados e relatórios servirão para prever a lucratividade no futuro, e definir quais os pratos que apresentam bons retornos.
A precificação estratégica, as divulgações e o marketing que serão baseados nesse procedimento terão como objetivo atingir os lucros que você definiu, por isso é preciso que eles sejam alcançáveis a partir dessas previsões.
Conclusão
Muitos restaurantes possuem equipes que auxiliam na precificação dos produtos e serviços, mas, caso você deseje participar desse processo, é importante entender os elementos fundamentais que baseiam os valores e saiba como calcular em seu restaurante de maneira correta.
Leve em conta o lucro que o produto traz, quais os custos para produzi-lo, fatores variáveis do próprio restaurante e quais as metas lucrativas que você deseja atingir. A partir disso, a precificação será realizada da melhor maneira possível, e trará bons resultados para seu negócio.