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Gestão financeira para restaurantes
17/08/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação Gestão Restaurante
A gestão financeira para restaurantes é de suma importância, bem como a gestão para todos os tipos de negócios. Trata-se de um dos setores de maior impacto na organização, e precisa ser realizada com atenção e eficiência, para que o estabelecimento continue crescendo e aumentando os lucros. A gestão financeira deve ser realizada por estabelecimentos de todos os nichos e tamanhos. Para negócios pequenos, ou familiares, esse setor pode ser administrado pelo proprietário ou uma pessoa de confiança. Contudo, no caso de empresas maiores, pode ser recomendável contratar uma equipe especializada para cuidar de todos os aspectos dessa gestão. Especialmente a gestão financeira para restaurantes, é necessário se atentar a vários segmentos, como as despesas de materiais, funcionários, das acomodações, enquanto se providencia um controle integral dos lucros e dos recebimentos. Existem algumas recomendações para deixar a gestão financeira mais eficiente, e alcançar os melhores resultados. De fato, cada estabelecimento conta com diferentes especificidades, mas, seguindo as orientações corretas, esse setor apresentará o melhor retorno.   Monitore o fluxo de caixa constantemente O segmento mais importante para uma gestão financeira é o fluxo de caixa do estabelecimento. É através dessas transições que se torna possível analisar os recebimentos e as despesas, e, com os relatórios, realizar previsões para os próximos meses e organizar as finanças. Especialmente a gestão financeira para restaurantes, é importante manter um controle detalhado do fluxo de caixa, por conta dos atendimentos, os lucros com o consumo de cada cliente e as despesas voltadas para ingredientes, produtos e demais equipamentos. Por isso, monitorar o fluxo de caixa é fundamental. Existem programas de computador voltados para essa prática, que podem facilitar durante o processo diário. No entanto, também é possível utilizar programas mais simples, como planilhas, e elaborar relatórios acessíveis, apenas para analisar os dados. A equipe de gestão financeira utilizará os dados do fluxo de caixa para estabelecer previsões, analisar o lucro e providenciar medidas conforme forem necessárias, como contensão de gastos e investimentos. O controle de caixa também pode ser feito indiretamente, através de notas fiscais ou lançamentos realizados no sistema do estabelecimento.   Tenha um controle do estoque Para a gestão financeira para restaurantes acontecer de forma eficiente, é preciso que haja um controle rígido do estoque do estabelecimento. Especialmente negócios voltados para o ramo alimentício, o estoque representa uma porcentagem grande dos investimentos, e precisa ser reabastecido constantemente com ingredientes frescos e dentro do prazo de validade. Um bom controle do estoque também deve ser feito pela equipe de finanças, que irá delimitar quais as compras são mais urgentes e necessárias, evitando gastos dispensáveis e economizando investimentos. Manter uma organização eficiente de todos os produtos utilizados no restaurante é essencial para reduzir os custos de compras e otimizar os lucros. É preciso ter atenção no equilíbrio do estoque, para se certificar que todos os produtos sejam utilizados e não haja desperdícios. Alimentos perecíveis devem ser substituídos com frequência, por outro lado, realizar a compra de grandes quantidades pode fazer com que haja perdas desses produtos. Não pode faltar, para não prejudicar o funcionamento do restaurante, mas se sobrar, há o risco de desperdícios. Por isso, a gestão financeira para restaurantes deve contar com o auxílio de outros setores no quesito estoque, e realizar o controle em sua totalidade para distribuir os investimentos de maneira eficiente.   Procure determinar o ticket médio Essa prática é bastante útil para mensurar o nível de satisfação do cliente, e determinar valores importantes para a gestão financeira. O ticket médio representa a quantidade média que cada cliente gasta no restaurante, em determinado período. É possível calcular esse índice através do montante de recebimentos do período estipulado, dividido pela quantidade média de clientes. Dessa forma, a gestão financeira para restaurantes é capaz de analisar os lucros obtidos do estabelecimento, além de estipular uma média de consumo do estabelecimento, determinando seu desempenho médio e quais medidas são necessárias para aumentar a produtividade. Essas informações são importantes para otimizar processos, promover estratégias para aumentar a credibilidade e controlar os lucros.   Sistemas para gestão financeira Por fim, uma gestão financeira para restaurantes precisa contar com sistemas atualizados de controle de finanças e rendimentos. Com o avanço da tecnologia, diversos programas e softwares foram desenvolvidos com o objetivo de otimizar a gestão desses setores, promovendo uma maior facilidade e praticidade na análise de resultados. Dessa forma, o restaurante pode, e deve, investir em bons sistemas de gestão, independente do tamanho de seu estabelecimento. Pequenos negócios também podem contar com softwares integrados, alguns, inclusive, com baixo valor de investimento. Esses sistemas são indispensáveis para uma boa gestão financeira, que poderá realizar o controle de todas as operações, entradas e saídas de rendimentos, contabilizar custos e determinar previsões lucrativas para longos períodos. A emissão de relatórios periódicos também é fundamental para analisar os lucros recebidos nos últimos períodos, e determinar quais medidas devem ser tomadas para fazer com que o estabelecimento cresça.   Conclusão Decerto, a gestão financeira para restaurantes é de suma importância para o estabelecimento. Nenhum negócio é capaz de se sustentar sem uma boa equipe de finanças, que cuida dos recebimentos, dos lucros e das despesas. Especialmente para comércios voltados para o ramo alimentício, é preciso se atentar a vários segmentos de atuação, custos de manutenção de ingredientes, equipamentos, funcionários e quaisquer despesas relacionadas ao negócio. Por isso, existem algumas recomendações que podem tornar a gestão financeira muito mais produtiva e eficiente. Acompanhar o fluxo de caixa é um dos itens fundamentais, pois se trata das operações que permitem a entrada de lucros. Cuidar do estoque é essencial para restaurantes, evitando gastos dispensáveis com produtos e evitando o desperdício de eventuais alimentos que foram comprados em grandes quantidades, realizando a manutenção do equilíbrio dos estoques e otimizando essas despesas. Além do controle interno, possuir uma administração dos clientes e do consumo médio também permite que a equipe financeira possa analisar dados informativos e estabelecer as melhores estratégias de atendimento. A gestão financeira para restaurantes é um setor que impacta todos os outros segmentos do negócio, e deve ser administrada de maneira eficiente e precisa.  
Foto Faturamento: Como aumentar o do seu restaurante?
Faturamento: Como aumentar o do seu restaurante?
13/08/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação
Alguns restaurantes fecham apenas alguns meses após a abertura; outros permanecem por um ano ou dois antes de sucumbirem à forte concorrência. Se você deseja permanecer aberto nesse campo de batalha competitivo dos restaurantes, você precisa saber como se destacar e vencer nesse mercado No post de hoje abordaremos sobre faturamento: Como aumentar o do seu restaurante, a fim de obter lucros durante todo o ano. Confira:   Faturamento: Como aumentar o do seu restaurante?   Venda os pratos mais rentáveis Sim, a aplicação de diferentes estratégias de vendas de pratos que oferecem as maiores margens de lucro para o restaurante é - sem dúvida - um passo crucial no aumento das vendas. Crie uma estratégia de vendas com seus servidores para que eles possam oferecer esses pratos de uma maneira especial e estimular suas vendas durante cada serviço de mesa. Obviamente, isso sempre depende do gosto de cada cliente. Destaque as suas especialidades mais rentáveis em um quadro negro para que o cliente entenda que estes são os pratos que o restaurante recomenda, porque são os melhores do dia. De tempos em tempos, coloque pratos típicos em um menu de baixo custo para apresentá-los aos clientes e fazê-los querer solicitá-los regularmente em outras ocasiões.   Prevenção de ausências Quantas ausências sua empresa recebe por semana?  Essas são informações essenciais que você deve gerenciar o tempo todo para avaliar os motivos pelos quais os clientes não cumprem uma reserva e, é claro, você deve tomar as medidas necessárias para corrigir esse erro o máximo possível. É possível minimizar a possibilidade de um cliente esquecer sua reserva usando nossos lembretes por e-mail e SMS. Verificamos que essa é uma medida eficaz que ajuda o cliente a honrar sua reserva.   Também é possível fazer reservas com cartão de crédito, nas quais o cliente fornece seus dados bancários e aceita que uma porcentagem seja cobrada se ele não aparecer e não notificar. É uma maneira de cobrir os custos básicos de disponibilizar esta tabela e evitar perdas. Uma ferramenta muito útil também para gerenciar uma ausência é ter uma ativação de uma lista de espera  para que, se um cliente comunique que não pode vir, você tenha clientes interessados nessas reservas e possa atribuí-los a qualquer momento para garantir que seus clientes as mesas estão sempre cheias e aumentam as margens de lucro do restaurante.   Faça mais do que a concorrência Uma das melhores maneiras de chamar essa atenção extra para o seu restaurante é oferecer uma experiência mais valiosa aos clientes do que qualquer outro concorrente. Lembre-se de que o valor é algo memorável que complementa a comida e a experiência geral de refeições. Como você cria uma experiência gastronômica mais valiosa do que sua concorrência? O valor pode ser criado por meio de várias campanhas promocionais ou destacando o ponto de venda exclusivo que seu restaurante tem a oferecer. Há muito o que você pode fazer para agregar valor. Muitas vezes, requer algum pensamento criativo sobre como você pode dar uma nova olhada nas estratégias típicas para fazê-las parecer novas e empolgantes. Ofereça um programa de fidelidade Os programas de fidelidade são uma maneira fácil de aumentar os lucros dos restaurantes. Graças à tecnologia de hoje, existem programas de recompensa que prometem os melhores e mais valiosos retornos atingem dois objetivos principais. As pessoas precisam querer participar do programa, seja porque a participação promete uma experiência divertida ou as recompensas que você oferece valem o tempo gasto.   Garanta que você sempre tenha itens de estoque e sob demanda disponíveis Nada pode prejudicar a experiência de um restaurante em seu restaurante mais do que não receber a refeição desejada, especialmente se eles vierem ao seu restaurante especificamente para esse item. Isso torna o gerenciamento de inventário e ingredientes tão importante para restaurantes, especialmente nos itens mais populares e mais vendidos.   Conecte-se com clientes on-line Graças a boletins por e-mail, interações nas mídias sociais, blogs e outros canais, clientes e marcas podem se conectar mais do que nunca. Essas interações são essenciais para criar relacionamentos fortes e duradouros com os clientes e manter sua comida em mente quando eles ainda não estão na sua sala de jantar. Uma plataforma de mídia social bem administrada ou um boletim semanal de promoções podem envolver os clientes repetidamente. E, dada a natureza incrivelmente compartilhável das postagens de mídia social, especialmente, o alcance dessas mensagens de marketing pode se estender a não clientes e potencialmente direcionar esses novos consumidores em seu restaurante. Deixar de estar presente nesses canais significa ignorar o local de encontro favorito de seus clientes e, assim, torná-los mais suscetíveis a desajustar os concorrentes presentes e usar essas plataformas. Em outras palavras, não há garantia de que você verá um sucesso significativo de seus esforços on-line, mas isso está se tornando uma parte essencial da administração de um restaurante e da fidelidade do cliente.   Conclusão Dominar a concorrência no negócio de restaurantes é difícil. No entanto existem muitas maneiras diferentes de tentar obter uma vantagem no seu mercado, seja criando postagens hilariantes nas mídias sociais, criando um enorme desafio para comer hambúrgueres, recompensando referências de clientes ou algo mais. É um processo contínuo que exige que você estude e aprenda sobre os clientes para extrair novas ideias e maneiras de agregar valor e permitir que seu restaurante se envolva e atraia os comedores quando estiverem pensando em onde comer. Trazer inovações regulares no menu do restaurante, executar programas de fidelidade, oferecer descontos e ofertas atraentes. Lembre-se de uma coisa: mudanças regulares e ideias inovadoras tendem a atrair clientes em larga escala. Faça uma pesquisa de mercado adequada e tente analisar o que seus concorrentes estão fazendo, ajudando-os a conquistar mais clientes. Depois de dominar o truque para atrair clientes, você poderá ter certeza de que seus lucros aumentarão, resultando no aumento no faturamento de seu restaurante. E então gostou do post de hoje sobre faturamento: como aumentar o do seu restaurante? Deixe nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima.
Foto Evite o desperdício de alimentos em seu restaurante
Evite o desperdício de alimentos em seu restaurante
10/08/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação
O desperdício de alimentos é um problema crescente em todo o mundo. Estima-se que 1,3 bilhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçadas globalmente, 40% das quais provenientes de restaurantes e outras empresas de alimentos. Os aterros estão transbordando de alimentos que poderiam ter sido reaproveitados, doados ou compostados, juntamente com outros itens de serviços não-alimentares, como guardanapos, pratos de papel, talheres de plástico, papel de desenho e outros produtos descartáveis. Se o seu restaurante aprender a reduzir o desperdício de alimentos, você não apenas ajudará o meio ambiente, mas também economizará o dinheiro da sua empresa a longo prazo.   Como o desperdício de alimentos prejudica o meio ambiente? A quantidade surpreendente de lixo produzido em aterros sanitários a cada ano coloca enormes desafios para a saúde de nosso planeta, com muitos países enfrentando o que está sendo chamado de “crise da capacidade do aterro”.  O manuseio incorreto de restos de alimentos também contribui para a mudança climática, porque quando o alimento é enviado para aterros, ele se decompõe e produz metano, um gás de efeito estufa 25 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono. Não é apenas o metano do desperdício de alimentos que deve ser considerado, mas também os recursos utilizados (por exemplo, água) e os gases de efeito estufa emitidos em cada estágio da cadeia de suprimento de alimentos, desde a colheita e o processamento até o transporte e a alimentação dos alimentos. Decompor restos de comida em aterros também pode contaminar as águas subterrâneas e superficiais.   Dicas para evitar o desperdício de alimentos em seu restaurante   Evite comprar demais Certifique-se de comprar apenas os ingredientes que sabe que sua empresa usará. Pode ser tentador 'estocar' ou comprar a granel se o seu fornecedor tiver um bom acordo, mas isso pode deixar o seu restaurante com excessos.   Armazene os alimentos corretamente Certifique-se de que as geladeiras e freezers estejam funcionando nas temperaturas certas, garanta que os alimentos de baixo risco sejam sempre armazenados em prateleiras mais altas que os de alto risco e mantenha as áreas de armazenamento de alimentos limpas e arrumadas. Armazenar alimentos sob as condições corretas é vital para preservar sua qualidade e impedir o crescimento bacteriano patogênico - os quais podem levar rapidamente ao desperdício de alimentos.   Controle de temperatura Um bom controle de temperatura é essencial para a segurança dos alimentos, pois impede o crescimento de bactérias patogênicas prejudiciais. Isso também significa que o desperdício de alimentos é menos provável, pois os alimentos não podem estragar. Isso inclui resfriar rapidamente os alimentos quentes, reaquecer os alimentos até a temperatura correta do núcleo (pelo menos 70 ° C por 2 minutos), armazenar alimentos de alto risco em geladeiras (1-4 ° C) e freezers (abaixo de -18 ° C), além de quente / frio a temperaturas seguras (acima de 63 ° C e abaixo de 8 ° C, respectivamente).   Mantenha um estoque Para evitar desperdícios, você sempre deve saber exatamente quais alimentos você tem em estoque. Isso significa manter uma lista detalhada dos alimentos em todas as suas áreas de armazenamento, incluindo as datas de validade / validade, a que você pode consultar facilmente. Isso evita que os alimentos sejam esquecidos e desperdiçados.   Inspecione todas as entregas de acordo com a especificação do pedido Quando uma entrega de comida chega ao seu restaurante, é importante que você aceite apenas os itens encomendados para evitar excesso de comida desperdiçada. Você também deve rejeitar qualquer coisa com deterioração ou dano visível, ou qualquer coisa entregue na temperatura incorreta de armazenamento, pois esses alimentos estragarão de forma mais rápida.   Antecipe a demanda com cuidado Pense com cuidado sobre a quantidade de comida que o seu restaurante precisa para preparar com antecedência - isso pode ser feito por encomenda? O cozimento em lotes grandes significa que os alimentos podem não ser usados. Embora o cozimento em lotes economize tempo, pode ser um desperdício de dinheiro e comida.   Dê aos clientes mais opções de menu Por exemplo, todas as suas refeições principais precisam vir com batatas fritas ou salada? Dê aos clientes mais opções sobre o que incluir ou deixar de fora da refeição para impedir que qualquer alimento seja desperdiçado. Talvez as pessoas prefiram escolher entre batatas fritas, legumes ou salada, ou talvez esses itens sejam deixados na parte de 'acompanhamentos' do menu para os clientes comprarem, se realmente quiserem.   Composto de resíduos alimentares Em vez de enviá-lo para aterro, opte por colocar qualquer resíduo de comida em uma lixeira de compostagem para que ele possa ser utilizado de maneira adequada. Isso inclui cascas de frutas e vegetais, pães velhos, grãos, borra de café e saquinhos de chá - praticamente qualquer alimento, exceto carne, peixe e laticínios.   Pergunte se os clientes querem levar as sobras para casa Grande parte dos resíduos são alimentos deixados nos pratos dos clientes, então por que não oferecer a seus clientes a opção para levar com eles o que sobrou de comida? Obviamente, nem todos os alimentos podem ser embalados para serem consumidos mais tarde, mas fatias de pizza podem ser facilmente colocadas em uma caixa para levar, por exemplo.   Recicle Materiais recicláveis, como papel, papelão, latas, garrafas e outros recipientes, são encontrados com muita frequência em lixeiras de restaurantes. Ao colocar esses materiais nas lixeiras corretas, sua empresa de alimentos pode ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro com a coleta de lixo. Certifique-se de que as lixeiras da sua empresa estejam claramente rotuladas e usadas apenas para reciclagem, para evitar que o lixo e a reciclagem se misturem. Alterne para itens não alimentares reutilizáveis. Itens descartáveis, como papel, guardanapos, talheres de plástico e louça, podem gerar uma quantidade enorme de resíduos - e são caros! Por que desperdiçar dinheiro em sacos de garfos de plástico de tamanho industrial e pagar uma fortuna para transportá-los todas as noites, se você pode oferecer a seus convidados itens reutilizáveis e ecológicos? Sabemos que algumas vezes esses itens simplesmente não podem ser evitados, mas onde você pode evitar itens de uso único, recomendamos que você faça isso. O planeta (e seus resultados) agradecerão.
Foto Entenda a importância do trabalho em equipe em um restaurante
Entenda a importância do trabalho em equipe em um restaurante
06/08/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação
Os esforços individuais dos membros da equipe contribuem para o sucesso da equipe, mas eles não atingirão seu objetivo a menos que trabalhem juntos.   Existem inúmeros estudos que vinculam a motivação ao desempenho dos funcionários. Funcionários insatisfeitos têm o dom de manchar a experiência do cliente e manchar a reputação do restaurante. Proprietários de restaurantes bem-sucedidos usam o trabalho em equipe como uma estratégia para atingir as metas de vendas e dar aos funcionários motivos para apoiarem-se mutuamente. No post de hoje abordaremos a sobre a importância do trabalho em equipe em um restaurante. Confira:   Quem se beneficia do trabalho em equipe em um restaurante? Quando o trabalho em equipe está funcionando efetivamente em seu restaurante, os benefícios são multifacetados. Primeiro, cada membro da equipe se beneficia. Afinal, a vida é um esporte de equipe. Trabalhar em equipe ajuda os funcionários a aprender habilidades importantes que não apenas os tornam melhores funcionários, mas também pessoas melhores. Em seguida, os gerentes se beneficiam. O trabalho em equipe eficaz em um restaurante faz com que as operações do dia-a-dia sejam executadas com mais tranquilidade. Finalmente, os negócios se beneficiam do trabalho em equipe. Quando os funcionários se sentem parte de uma equipe, eles dão mais apoio um ao outro e o moral é maior. Isso, por sua vez, reduz os custos de rotatividade e melhora os resultados.   Como o trabalho em equipe afeta os clientes? Os benefícios do trabalho em equipe do restaurante vão além do pessoal e dos negócios internos. A falta de trabalho em equipe significa serviço mais lento, mais erros, funcionários rudes e uma experiência negativa do cliente. Você pode ter a melhor promoção, a localização ou preços da cidade, mas se sua clientela for recebida por funcionários indiferentes, sua oportunidade de repetir o tráfego sairá pela porta.   O que faz sua equipe de restaurante funcionar? O trabalho em equipe eficaz em seu restaurante não acontece por si só. Leva tempo, planejamento e dedicação ao treinamento contínuo da equipe. Uma equipe bem treinada não apenas ajuda seus funcionários a melhorar suas habilidades, como lidar com dinheiro e estocar as prateleiras, mas também aprimora habilidades pessoais, como comunicação e confiança. Se você ainda está se perguntando sobre o valor do trabalho em equipe, lembre-se, compromisso individual com um esforço de grupo - é o que faz uma equipe funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização trabalhos. Figura 2 Entenda a importância do trabalho em equipe em um restaurante   Incentive o trabalho em equipe Os funcionários gostam de incentivos individuais, seja na forma de bônus em dinheiro, intervalos extras ou simples reconhecimento. Mas outra maneira de incentivá-los é responsabilizar toda a equipe pelo desempenho.   Digamos que você esteja oferecendo um novo incentivo para que, a cada cinco avaliações positivas que seu restaurante receba, todos recebam 10 minutos extras nos intervalos para o almoço. Seus funcionários não apenas trabalharão para o tempo de inatividade extra, mas também motivarão uns aos outros a fazer melhor. Por quê? Porque, como todos sabemos, quando se trata de atendimento ao cliente, uma pequena falha pode arruinar uma boa experiência, e nenhum indivíduo quer ser o motivo pelo qual toda a equipe não conseguiu esse tempo de bônus.   Incentive a interdependência Outra maneira pelos quais os proprietários de restaurantes bem-sucedidos incentivam o trabalho em equipe é através da construção de relacionamentos. Dependendo de onde sua equipe está, você pode começar com atividades para construir uma base de interdependência. Atividades em equipe são oportunidades para seus funcionários ganharem confiança entre si. A chave é fazer com que seus funcionários se apoiem para que recebam recompensas. Para recompensar o trabalho em equipe, você pode fazer algo tão simples como servir um jantar. Aventuras ao ar livre também são construtores de equipes motivadas.   Obtenha feedback da sua equipe Seus funcionários também querem sentir que têm uma voz coletiva quando se trata de expor queixas. Nenhum funcionário quer ser essa pessoa para reclamar de uma fonte universal de descontentamento, mas se você incentivar seus funcionários a compartilhar seus comentários em equipe, identificar problemas existentes se tornará um processo construtivo. Pedir feedback mostra a seus funcionários que você se importa e que as opiniões deles são importantes. E se os membros de sua equipe forem incentivados a oferecer feedback como um grupo, eles serão menos inibidos à medida que o fizerem.    Envolva todos Os funcionários gostam de se sentir não apenas apreciados, mas necessários. Se você ajudar seus funcionários a sentirem-se como tomadores de decisão e motivadores em seus negócios, eles ficarão ainda mais motivados a realizar seus pensamentos e ideias. Busque regularmente em sua equipe de sugestões ou realize sessões de brainstorming semanais ou mensais, onde seus funcionários podem trocar ideias com você e com os outros. É uma vitória dupla, porque você pode obter algumas sugestões criativas fora do processo, mas, o mais importante, você estará incentivando seus funcionários a pensar como uma equipe. Aliás, essa estratégia funciona bem quando associada a incentivos - por exemplo, tenha uma ótima ideia como equipe e você será recompensado como equipe.    Considerações finais Seguindo essas dicas, você instalará um clima de confiança e respeito mútuo, o que obviamente implica que você é exemplar, e terá toda a legitimidade para exigir! Você também verá que a atmosfera de trabalho resultante é agradável enquanto profissional. É muito apreciado pelo cliente o contato com uma equipe profissional e sorridente.   Motivar os funcionários não acontece - e não deveria - apenas acontecer individualmente. Promover um ambiente de equipe significa que seus funcionários estão se motivando não apenas por você, mas um pelo outro. E então gostou do post de hoje sobre a importância do trabalho em equipe em um restaurante? Deixe nos comentários abaixo (sua opinião é muito importante para nós) e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima.  
Foto Entenda a importância da aparência dos pratos
Entenda a importância da aparência dos pratos
03/08/2020 | Ícone Tag   Gastronomia Gastronômico Food Service Alimentação
Cozinhar é uma arte. Não se trata apenas de encontrar a receita com o melhor sabor. O objetivo é conseguir fazer receitas simples e sublimá-las com a apresentação correta. A arte culinária abrange a preparação, processo e apresentação de menus. É uma maneira de tornar a degustação agradável aos olhos e ao paladar. Com um prato bem decorado é uma forma eficaz de impressionar seus clientes. Por isso que mostraremos a importância da aparência dos pratos. Confira:   Importância da apresentação de alimentos em restaurantes A arte de servir é o último passo no respeito à comida, para que ela possa causar a primeira impressão mais memorável. Aqui estão algumas razões pelas quais a aparência dos pratos se tornou uma necessidade máxima nos restaurantes.   Apresentação de alimentos afeta as escolhas do cliente A maneira como a comida foi apresentada define nosso humor e, em seguida, nos prepara para o prato cujo sabor entendemos então sob uma luz singular. Alimentos com melhor apresentação também fazem com que os clientes o valorizem, pois os ingredientes são de alta qualidade e muito esforço foi feito para fazer o prato. Em um experimento social, as pessoas recebiam a mesma salada, a única diferença era que uma era simplesmente jogada e a outra era bem apresentada. Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas considerou a montada mais saborosa, e o mais importante é que a maioria estava disposta a pagar mais por isso. Esse é o nível de diferença que uma comida bem apresentada pode fazer!   Essencial para o marketing de alimentos e restaurantes Manter a estética dos alimentos é tão importante quanto manter a estética do restaurante. Na era das mídias sociais, onde tudo é clicado e enviado, não manter a estética em sua apresentação de alimentos pode se tornar o seu maior erro. Pegue o Instagram, por exemplo: se as pessoas não gostarem da aparência dos pratos, por melhor que seja, ela não entrará no feed do Instagram, o que é uma oportunidade potencial para você se manter relevante para seus clientes e também aparecer na frente de novas pessoas. Por outro lado, se a comida que você serve é visualmente agradável, não há razão para que as pessoas não cliquem e compartilhem. Definitivamente, isso venderá sua comida e seu restaurante de maneira indireta e de longo alcance, pois os clientes em potencial têm maior probabilidade de chegar até você vendo sua comida. Com uma apresentação adequada dos alimentos, você pode utilizar seus clientes e canais de mídia social existentes para vender seu restaurante em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram.   Apresentação da comida comunica a qualidade do restaurante A maneira como sua comida foi apresentada também é um significante da experiência da sua equipe de cozinha. A comida mal apresentada reflete uma cozinha mal administrada e até qualidade alimentar inferior. Por outro lado, alimentos bem apresentados são considerados visualmente como de qualidade superior, pois mais cuidado deve ter sido feito em sua preparação e qualidade. Assim, comunica psicologicamente o padrão de qualidade do seu restaurante.    Eleva o prato A boa apresentação dos alimentos ocorre através de combinações medidas entre o prato e os molhos, o enfeite, etc. Todas essas combinações e ingredientes não apenas acrescentam, mas elevam o sabor e a qualidade do prato. Cada molho e cada pedaço adiciona uma textura e sabor diferentes ao prato. A apresentação dos alimentos torna o prato não apenas visualmente agradável, mas também mais saboroso.   Dicas de apresentação dos pratos   Preste atenção ao layout Trabalhar na apresentação de seus pratos também significa arrumar a comida no prato. A aparência dos pratos depende em grande parte da localização de cada elemento. Várias possibilidades estão disponíveis para você em relação à disposição dos seus pratos. Separe a carne dos legumes, brinque com contrastes ou até simetria. Você é livre para organizar seu prato de várias maneiras. É essencial mantê-lo simples. Os pratos que você prepara nunca devem ser completamente cheios. O objetivo é dar água na boca de seus clientes.   Não tenha medo, seja criativo Há uma coisa a lembrar ao decorar seus pratos: criatividade. Pincel na mão, comece a decorar pratos atípicos. É fazendo testes que geralmente obtemos as melhores criações. Não hesite em usar ervas, elas acrescentam cor e sabor aos seus pratos. Na culinária e na decoração, uma regra deve ser respeitada: não se deve exceder um número de cores superior a três em um prato. Se a criatividade não é sua coisa. Você sempre pode se inspirar nas receitas de grandes chefs e reformulá-las do seu jeito. O aspecto criativo também pode ser encontrado fora do prato através de pratos surpreendentes. Cabe a você encontrar o que melhor lhe convier.    Dê a apresentação de seus pratos, uma renderização impressionante Uma das técnicas para fazer isso é dar altura aos seus pratos. Funciona especialmente para os pratos mais clássicos, dá um lado artístico.  Tente encontrar diferentes texturas para o mesmo prato. Você pode, por exemplo, tentar misturar crocante e espuma com uma textura mais derretida. Isso permitirá que você varie o máximo possível as sensações que seus clientes terão na boca. Seu prato não tem trituração? Adicione algumas nozes ou amêndoas e pronto! Se você é um perfeccionista, saiba que um número ímpar de alimentos tem melhores resultados do que um número par. Isso torna mais fácil destacar seus diferentes alimentos. No final, ser um bom cozinheiro também significa ser um bom arquiteto. Como você promoverá com sucesso sua comida é da maior importância. Cozinhar não tem mais o único objetivo de alimentar. O objetivo dos grandes restaurantes agora é fazer da refeição um momento de compartilhamento e experiência única.   Escolha uma boa mesa A maneira como você põe a mesa é essencial. De fato, a escolha de toalhas, talheres, copos e pratos não deve ser feita aleatoriamente. Acima de tudo, você deve ter uma aparência harmoniosa e refinada. Para isso, escolha de preferência uma louça e uma toalha de mesa de cores sólidas. Se você preferir os padrões, tome cuidado para que eles não atrapalhem muito a estética do seu prato. Seja sóbrio para ter certeza do resultado esperado.

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